Disciplina: Gestão Agrícola e Marketing

Área Científica:

Gestão e Administração

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Obter noções sobre a gestão de uma exploração ou empresa agrícola.
2 - Adquirir noções sobre marketing.
3 - Adquirir conhecimentos que permitam escolher e analisar dados necessários na gestão de uma exploração ou empresa agrícola.
4 - Conhecer e identificar os tipos de mercado, as funções das marcas e as formas de interacção com os consumidores.
5 - Compreender as formas de funcionamento cadeias de distribuição dos produtos e obter conhecimentos sobre merchandising.
6 - Adquirir conhecimentos sobre as estratégias de negociação e condições gerais de venda dos produtos, que permitam desenvolver competências na determinação de preços.
7 - Desenvolver capacidades para interpretar, avaliar, decidir e intervir responsavelmente em situações relacionadas com a futura actividade profissional.
8 - Desenvolver e demonstrar iniciativa, autonomia e hábitos de trabalho.
9 - Desenvolver competências para elaborar e apresentar uma ideia de negócio.

Conteúdos / Programa:

1 - Noções de gestão e marketing agrícola.
1.1 - Definição, âmbito e envolvente.
1.2 - Extensão das funções do marketing.
1.3 - A evolução do marketing agrícola.
2 - Conceitos de marketing a explorar.
2.1 - Necessidades, desejos e procura dos consumidores.
2.2 - Conceito de produto.
2.3 - Valor e satisfação das necessidades.
2.4 - Trocas e relações de mercado.
2.5 - Definição de mercado.
2.6 - Segmentação, alvo e posicionamento.
2.7 - Fatores de produção
3 - Noções de avaliação e formulação de estratégias. Análise SWOT; Matriz de Ansoff; Ciclo de Vida do produto; Análise ABC; Matriz BCG;
3.1 - Análise SWOT e Matriz de Ansoff.
3.2 - Ciclo de Vida do produto.
3.3 - Análise ABC e Matriz BCG
4. - Noções sobre o comportamento de compra e a distribuição. Processo de decisão e comportamento de compra; Canais de distribuição: B2C, B2B e C2C;
4.1 - Comportamento de compra
4.2 - Processo de decisão e comportamento de compra
4.3 - Os canais de distribuição: B2C, B2B e C2C
5. - Noções de inovação empresarial. O que é inovação? Qual a sua importância?
5.1 - Inovação, a ferramenta dos empreendedores.
5.2 - Inovação aplicada à actividade agrícola.
6. - Como elaborar e apresentar uma ideia de negócio? Apresentação rápida de uma ideia.
6.1 - Modelo Canvas de negócio (Elaboração de modelo de negócio).
6.2 - Plano de Negócios
7. - Actividades práticas e aplicadas relacionadas com gestão e marketing agrícola.
7.1 - Apresentação de exemplos relacionados com a gestão e marketing aplicados à actividade agrícola.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Mello, L. Q., Coelho, J. C. & Neto, M.C. , 2004 , Gestão da Empresa Agrícola no Século XXI-Manual I-Marketing dos Produtos Agro-Pecuários , Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
Silva, L. M., Capitão, C.M., Veiga, I.A. & Noéme, C. , 2009 , Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola-Inovação e Criação de Novos Negócios , Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
Mello, L. Q. & Marreiros, C.G. , 2009 , Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola-Marketing de Produtos Agrícolas , Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
Neto, M.C., Pinheiro, A. C. A. & Coelho, J.C. , 2004 , Gestão da Empresa Agrícola no Século XXI-Manual III-Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão da Empresa Agrícola , Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
Barroso, M. & Madureira, T. , 2005 , Valorização das explorações agrícolas-Marketing nas Pequenas e Médias Explorações Agrícolas , SPI-Sociedade Portuguesa de Inovação
Neto, M. C., Pinto, P. A. & Coelho, J. P .P. , 2005 , Valorização das explorações agrícolas-Tecnologias de informação e a Agricultura , SPI-Sociedade Portuguesa de Inovação

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Teste Escrito (50% da nota final). Tabalho Prático (50% da nota final). O Trabalho Prático será desenvolvido em grupos de 2 elementos. Deverá ser apresentado numa versão escrita e será sujeito a apresentação em sala de aula. O Trabalho Prático será desenvolvido faseadamente sendo sujeito a avaliação nas aulas práticas. Entrega da versão escrita - O envio da versão escrita, em formato *.pdf, deverá ser realizado até ao dia anterior à apresentação da aula, para jpalmadacardoso@gmail.com e trabalhos@uma.pt segundo as orientações patentes em http://gae.uma.pt/. Apresentação do Trabalho Prático - A apresentação do Trabalho Prático será realizada nas aulas. Ambos os elementos deverão ter uma classificação mínima de 10 valores e poderão ser recuperados na época de recurso e objeto de melhoria