Disciplina: Seminário de Orientação (S3)

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

10 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprofundar os conceitos e as metodologias que enformam a atividade de investigação científica no âmbito do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de Mestre.
2 - Adquirir competências que possam ser aplicáveis à elaboração específica de projetos de investigação e de dissertações, mas também de trabalhos de projeto e de estágios com relatório.
3 - Saber executar, nos prazos estabelecidos, o plano de ação dos temas a investigar e a redação do projeto e da dissertação, assim como a conceção do trabalho de projeto e do plano de estágio e respetivo relatório, em consonância com os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos.
4 - Reforçar a formação em metodologias empíricas de pesquisa linguística, através da participação ativa dos estudantes em atividades de investigação, com maior integração nos projetos dos centros de investigação a que pertencem os docentes.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição, enquadramento e reflexão sobre os pressupostos teóricos e metodológicos: os métodos de investigação e as metodologias empíricas adequadas aos temas e aos objetivos da pesquisa, dos projetos e das atividades linguísticas a desenvolver.
2 - Delimitação dos contextos, instrumentos e recursos: o estado da arte, projetos de investigação e atividades existentes relacionados com a temática em estudo, apreciação de modelos e a sua aplicabilidade no projeto de dissertação, no trabalho de projeto e no estágio com relatório.

Bibliografia / Fontes de Informação:

CEIA, Carlos , 2006 , Normas para a Apresentação de Trabalhos Científicos , Editorial Presença
J. E. Sussams , 1998 , Como Fazer um Relatório. Textos de Apoio: Objetivos do Relatório, Estrutura e Redação, Apresentação e Sugestões de Materiais, Planeamento , Editorial Presença
C. S. Baptista, M. J. Sousa , 2011 , Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios Segundo Bolonha , Pactor Editor
L. Blaxter, C. Hughes, M. Tight , 2006 , How to Research , Open University Press
A. D. Salvador , 1987 , Métodos e Técnicas de Pesquisa Bibliográfica , Livraria Sulina Editora
G. de Vasconcelos e Sousa , 1998 , Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos , Livraria Civilização
J. E. Carvalho , 2009 , Metodologia do Trabalho Científico , Escolar Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino consistirão na elaboração de uma análise crítica à componente metodológica de uma dissertação de mestrado, de um trabalho de projeto ou de um plano e relatório de estágio (50%) e no desenvolvimento de um projeto individual de dissertação de mestrado, de um trabalho de projeto ou de um plano de estágio (50%).