Disciplina: Análise de Projetos de Investimento em Hotelaria

Área Científica:

Gestão e Administração

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar e caraterizar as etapas de um projeto;
2 - Identificar o ciclo de vida básico de um projeto;
3 - Reconhecer os elementos estratégicos e de planeamento do projeto;
4 - Identificar os tipos de investimento e critérios de avaliação e seleção de investimentos;
5 - Risco e financiamento do projeto: a. Elaborar o orçamento de um projeto; b. Elaborar a viabilidade económica e financeira de um projeto.

Conteúdos / Programa:

1 - A evolução do conceito de projeto
2 - Tipologias de projetos de investimento na área hoteleira
3 - A Análise Estratégica como ferramenta de posicionamento do projeto
3.1 - O estudo da procura e oferta em turismo e hotelaria (variáveis de mercado)
3.2 - Dimensões estratégicas e ferramentas de análise de um investimento
3.3 - O marketing aplicado ao projeto e a importância dos fatores ligados á inovação.
3.4 - Dos objetivos da organização à operacionalização da ideia ou produto
4 - Protocolo preparação de um projeto
5 - Preparação do plano de negócio associado ao projeto
6 - A decisão económica e financeira dos investimentos
6.1 - Modalidades de avaliação de políticas, programas, projetos de desenvolvimento e ordenamento
7 - Os critérios de avaliação financeiros, económicos, sociais e ambientais
8 - Os incentivos institucionais (Fundos Comunitários e Financiamento)
9 - As metodologias de avaliação económica-financeira
10 - Preparação de um dossier de investimento aplicado um quadro de incentivo específico.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Allen, F., Brealey, R., & Stewart Myers, C. , 2015 , Princípios de finanças empresariais , McGraw-Hill
Delmon, J. , 2021 , Private sector investment in infrastructure: Project finance, PPP projects and PPP frameworks , Kluwer Law International BV
Kotler, P., Bowen, J.,Makens, J., Baloglu, S. , 2017 , Marketing for Hospitality and Tourism (7/E) , Pearson
Leite, E. et al. , 2017 , Decisões de Investimento , Ponteditora
Marques, A. , 2014 , Conceção e Análise de Projetos de Investimento. 4ª. ed. , Edições Sílabo
Mason, P. , 2015 , Tourism impacts, planning and management , Routledge
Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L. , 2002 , The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions , Wolburn: Butterworth Heinemann
Sinclair, P. M., & Garcia C. D. O. , 2012 , Marketing turístico , Editorial Paraninfo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Avaliação contínua / Época Normal: Um trabalho que consiste na definição de um projeto, plano de negócio e viabilidade económica e financeira com apresentação de recomendações para sua implementação que pondera 60% da nota final. Redação de um ensaio sobre os pontos 1 a 7 do conteúdo programático, com identificação de um problema, revisão da literatura e posterior análise crítica. Ponderação de 40% da nota final. Se em algum dos elementos de avaliação for obtida uma classificação inferior a 8 valores o aluno não terá aprovação nesta fase de avaliação e não se considera avaliado. Avaliação de recurso: O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 10 valores.