Disciplina: Estúdio de Design

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Os principais objetivos da unidade curricular abrangem quatro vertentes fundamentais: I - Desenvolver um domínio efetivo dos conceitos, linguagens e estruturas metodológicas associadas ao universo do design que permita desenvolver consequentemente a capacidade de os aplicar contextualmente. II - Proporcionar as condições para a compreensão, a prática acompanhada e a sistematização consequente dos princípios fundamentais dos processos metodológicos criativos associados ao design. III - Proporcionar e desenvolver contextualmente a capacidade de análise de problemas concretos, seleção das estratégias adequadas e das metodologias mais eficazes para a resolução de problemas típicos no contexto do design. IV - Proporcionar uma experiência efetiva de trabalho em equipas multidisciplinares de projeto, desenvolvendo eficientemente as capacidades de comunicação e integração das competências e capacidade criativa individuais num esforço coletivo eficaz.

Conteúdos / Programa:

1 - Abordagem das metodologias convencionais de identificação, tipificação, estruturação, resolução e avaliação de soluções de problemas em design;
2 - Abordagem das metodologias de comunicação e estruturação do trabalho em equipa de projeto;
3 - Abordagem das competências fundamentais associadas aos processos criativos na área do design - metodologias, instrumentos, sistemas de monitorização e avaliação da eficácia e eficiência na aplicação de sistemas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

ROAM D. , 2009 , Unfolding the napkin , Portfolio/Penguin
WILDE J, WILDE R. , s.d. , A Conceptual Approach to Graphic Problem Solving , Watson - Guptill
ESKILSON S. J. , 2007 , Graphic Design - A New History , Lawrence King
McCLOUD S. , 1994 , Understanding Comics - The Invisible Art , Harper - Perennial
TUFTE E. R. , s.d. , Visual Explanations - Images and Quantities, Evidence and Narrative , Cheshire: Graphics Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias adotadas privilegiam uma abordagem indutiva, em três vertentes: I - De modo circunstanciado, em sincronia com o desenvolvimento das diversas etapas dos projetos, seminários dedicados à abordagem de itens enunciados no elenco de conteúdos, e ainda, temas propostos pelos alunos. II - horas de contato com o docente, de natureza tutorial, para sessões individuais ou coletivas de trabalho onde se desenvolvem circunstancialmente conteúdos previamente introduzidos; III - horas de contato para a apresentação dos progressos alcançados, à turma e sessão final de apresentação pública. Principais parâmetros de avaliação: I - Aplicação correta e sistemática de conceitos, metodologias e técnicas. II - Nível de integração e performance em equipa de projeto e contributos específicos para o produto final. III - Níveis de creatividade demonstrados. Componentes da avaliação e percentagens correspondentes: Projeto I - 40%; Projeto II - 40%; Relatório Individual - 20%.