Disciplina: Projeto 3D
Área Científica:
Multimédia
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
1 - Os conteúdos programáticos foram selecionados de forma a garantir a prossecução dos objetivos definidos para a disciplina. A disciplina inicia-se com modelação geométrica básica, CSG, operações boleanas e algumas modificações geométricas. Este conteúdo serve de base para o desenvolvimento de modelos geométricos básicos. Posteriormente a utilização de modelação da mesh e modificações ao nível de subobjetos permite a modelação de formas orgânicas são estudados. Desenho de texturas e mapeamento das mesmas é estudado juntamente com técnicas básicas de iluminação e câmara para permitir aos alunos criar cenas cinemáticas através da animação.
Conteúdos / Programa:
1 - Métodos de modelagem geométrica básica, usando CSG, operações boleanas, e vários tipos de modificações geométricas.
2 - Métodos de modelagem geométrica avançadas, utilizando a modelagem de malha e as modificações a nível de subobjeto.
3 - Projeto Textura e mapeamento de textura.
4 - Iluminação e trabalho de câmara.
5 - Movimentos de câmara e animação de objetos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Roth, Richard, and Steph en Pentak , 2012 , Design Basics: 3D , Cengage Learning
Birn, Jeremy , 2013 , Digital lighting and rendering , Pearson Education
Brooker, Darren , 2012 , Essential CG lighting techniques with 3ds Max , CRC Press
Murdock, K. , 2015 , Murdock's Autodesk 3ds Max 2016 Complete Reference Guide , SDC Publications
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Esta unidade curricular é avaliada através de um a série de modelos, renderizações e animações criadas pelos alunos individualmente, e através de um relatório de reflexão escrito individualmente no final. Avaliação: 25% Modelo Geométrico Básico baseado em Primitivas; 25% Modelo Geométrico Orgânico Complexo; 25% Modelo renderizado; 25% Animação.