Disciplina: Projeto I
Área Científica:
Produção Agrícola e Animal
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
10 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Familiarizar os alunos com ciência e a forma como interage com a sociedade e com a realidade da área de formação.
2 - Apreender e compreender as diferenças entre um mestrado e uma licenciatura, e entre um mestrado e um doutoramento.
3 - Familiarizar os alunos com o trabalho de investigação empírica na sua área de especialização.
4 - Desenvolver uma base de reflexão e motivação para os futuros trabalhos de dissertação.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução ao projecto e tese de mestrado.
1.1 - Estrutura de uma tese de mestrado.
2 - Metodologias de revisão bibliográfica.
3 - Metodologias de elaboração da introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões.
3.1 - Estrutura e análise dos resultados
3.2 - Metodologia de elaboração de uma lista de bibliografia.
4 - Análise e discussão de artigos científicos.
5 - Análise e discussão de dissertações de mestrado.
Bibliografia / Fontes de Informação:
M. Cargill, P. O'Connor, , 2009 , Writing scientific research articles.Strategy and steps , Wiley-Blackwell.
B.Gaste, R.A. Day , 2016 , How to write and publish a scientific paper. , Cambridge Univ. Press.
E.R. Girden , 2001 , Evaluating Research Articles: From Start to Finish, 2nd ed., , Sage, London.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos, sendo estruturadas de acordo, com o principio de 100% dos ECTS em formação à distância (80h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto estão distribuídas em 67 h assíncronas (TP: 20h; S: 25h, OT: 22h), 13 h síncronas (TP). O programa está organizado em módulos, sendo que as atividades de aprendizagem lecionadas numa componente teórica introdutória (aulas síncronas e assíncronas) e os respetivos tópicos aprofundados, através de atividades assíncronas realizadas em seminários e orientados por tutorias ativas. Misto de aulas expositivas, discussão e análise de tópicos de investigação (síncrona e assíncrona). Sessões tutoriais para reflexão, discussão e motivação para os futuros trabalhos de dissertação/ projeto/ estágio. Utilização de artigos e dissertações de mestrado destinados a motivar tópicos de tese e a propor metodologias de trabalho. A avaliação tem um carater contínuo e baseia-se em critérios de aferição da capacidade e empenho (20%) demonstrado pelos alunos na aplicação das metodologias lecionadas e conhecimentos adquiridos na elaboração, apresentação e discussão (30%) das propostas de Dissertação/ Projeto/ Estágio individuais (50%).