Disciplina: Viticultura Biológica
Área Científica:
Produção Agrícola e Animal
HORAS CONTACTO:
40 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Os objetivos da unidade curricular incluem: (i) avaliação da importância da produção e do consumo de produtos de origem vitícola biológicos no Mundo, na Europa e em Portugal; (ii) identificação dos fatores limitantes da produção, de forma a avaliar as potencialidades de cada região; (v) o estudo dos recursos genéticos e dos hábitos de vegetação e de frutificação das principais espécies, castas e variedades regionais; (iii) o estudo da fisiologia e das técnicas de produção vitícola , de modo a capacitar o aluno para o planeamento, execução e gestão técnica de vinhas biológicos; (iv) o estudo, em particular, dos sistemas de produção vitícola no MPB; (vi) os objetivos atuais da investigação.
Conteúdos / Programa:
1 - Produção e consumo de produtos vitícolas no MPB
2 - Classificação botânica, morfologia e fisiologia do crescimento e do desenvolvimento das principais castas vitícolas utilizados e das castas tradicionais como recursos genéticos endógenos importantes em Portugal Continental, Açores e Madeira
3 - Limitações na produção e adequação da viticultura às diversas realidades agroecológicas
4 - Escolha das cultivares, porta-enxertos e técnicas de propagação
5 - Instalação e manutenção das vinhas
6 - Limitações físicas, químicas e biológicas do terreno
7 - Situações de replantação
8 - Preparação do terreno e técnicas de plantação
9 - Poda, sistemas e formas condução da vinha
10 - Principais problemas fitossanitários e formas de combate e sua limitação dentro do MPB. O papel da modelação e dos avisos agrícolas no surgimento de doenças e pragas da viticultura biológica
11 - Conservação dos recursos genéticos vitícolas autóctones
12 - Enologia do vinho e derivados produzidos em MPB
Bibliografia / Fontes de Informação:
Castro, R., Cruz, A., & Botelho, M. , 2015 , Manual de sistemas de condução da vinha ,
Hartmann, H. T., Kester, D. E., Davies, F. T., & Geneve, R. L. , 2011 , Hartmann and Kester?s plant propagation: principles and practices ,
Magalhães, N , 2008 , Tratado de viticultura: a videira, a vinha e o terroir ,
Willer, H., Trávnícek, J., Meier, C. & Schalatter, B. , 2020 , The world of Organic Agriculture - Statistics and Emerging Trends ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 15 h assíncronas (TP), 15 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (OT). As aulas teórico-práticas à distância síncronas, decorrem para as componentes teóricas dos conteúdos programáticos, com metodologias expositivas recorrendo a meios de projeção audiovisual. Nas componentes aplicadas as aulas assíncronas, decorrem com metodologias explicativas e interrogativas dos conteúdos da UC com exercitação prática, fomentando a discussão dos temas e interação de grupo. A aprendizagem é complementada com aulas presenciais que incluem visitas de estudo a explorações vitícolas de referência no MPB. A avaliação de conhecimentos e capacidades sempre que possível incluirá: Questionários de aferição das atividades; elaboração de trabalhos de grupo sobre temas específicos; apresentação e discussões em aula sobre temas relacionados com o programada UC, 2 testes teórico-prático (60% da nota final) e uma proposta escrita sobre "Instalação e manutenção de um pomar no modo de produção biológico" ou "plano de conversão de um pomar para o MPB" com apresentação oral e discussão (40% da nota final).