Disciplina: Psicopatologia II
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
0 - Esta unidade curricular tem como objetivo geral fornecer uma formação em Psicopatologia que constitua um referencial útil para a compreensão do comportamento e da intervenção do psicólogo, dando continuidade ao percurso iniciado na unidade curricular Psicopatologia I. Pretende-se que no final desta unidade curricular os alunos sejam capazes de:
1 - Compreender a psicopatologia como um processo que sustentado em evidências da investigação e modelos teóricos bem estruturados;
2 - Conhecer os principais sistemas de classificação de saúde mental;
3 - Dominar e utilizar a linguagem técnica relativa aos conceitos associados à Psicopatologia;
4 - Identificar e diferenciar os principais sinais e sintomas dos principais quadros nosográficos;
5 - Identificar e compreender casos que necessitem de intervenção psicológica.
Conteúdos / Programa:
1 - Os conceitos de comorbilidade e transdiagnóstico e suas implicações práticas.
2 - Principais quadros nosológicos: caracterização e reflexão acerca de casos clínicos à luz da DSM 5:
2.1 - Perturbações relacionadas com trauma e stressores
2.2 - Perturbações somatoformes
2.3 - Perturbações do comportamento alimentar
2.4 - Perturbações do comportamento sexual e de identidade de género
2.5 - Perturbações da personalidade
2.6 - Perturbações disruptivas e do controlo dos impulsos
2.7 - Perturbações aditivas e de abuso de substâncias
2.8 - Perturbações neurocognitivas
Bibliografia / Fontes de Informação:
Associação Psiquiátrica Americana , 2013 , DSM-V Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders , Washington: Autor
Barlow , D. , 2014 , Clinical Handbook of Psychological Disorders , New York: Guilford Press
Castonguay, L., Oltmanns, T. (Eds.) , 2013 , Psychopathology: From Science to Clinical Practice , New York:Guilford Press
Correia, D. , 2014 , Manual de Psicopatologia: De Acordo com o DSM-5 , Lisboa: Lidel
Kring, A. & Johnson, S. , 2014 , Abnormal psychology , New York: Wiley
Lewis, M. & Rudolph, K. (Eds.) , 2014 , Handbook of developmental psyc hopathology , New York: Springer
Oltmanns, T. Martin, M., Neale, J.&Davison, G. , 2012 , Case studies in abnormal psychology , Hoboken:Wiley
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Nesta unidade curricular serão usadas várias metodologias de ensino.Nas aulas teóricas far-se-á recurso a uma metodologia expositiva, para transmitir os conteúdos a serem apreendidos de uma forma mais sistematizada e organizada, facilitando a sua compreensão e aquisição por parte dos estudantes. Será também estimulada a reflexão através de uma metodologia mais interrogativa. Nas aulas práticas utilizar-se-á uma metodologia que apele a uma participação mais activa dos estudantes, como seja o visionamento de filmes/documentários/vídeos e sua discussão em grupo, análise de casos de intervenção e trabalhos em pequeno grupo em sala de aula. Métodos de avaliação: frequência (50%) e 1 trabalho (50%).