Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Saber quais os processos básicos de aquisição de comportamentos e conhecimentos.
2 - Identificar os diferentes tipos de aprendizagem.
3 - Conhecer os principais modelos explicativos do processo de aprendizagem.
4 - Conhecer diferentes processos cognitivos envolvidos na aprendizagem.
5 - Comparar os diferentes modelos e processos envolvidos na aprendizagem.
6 - Compreender e explicar a aplicabilidade dos processos envolvidos na aprendizagem em diferentes contextos de vida.
7 - Promover competências de pesquisa, de produção escrita e comunicação oral, e o desenvolvimento do pensamento crítico.
8 - Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e autonomia pessoal

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Psicologia da Aprendizagem.
1.1 - Definição e crenças sobre o âmbito da aprendizagem.
1.2 - A Psicologia da Aprendizagem e o processo de ensino-aprendizagem.
2 - Modelos comportamentais explicativos da aprendizagem.
2.1 - Condicionamento clássico.
2.2 - Condicionamento operante.
2.3 - Aprendizagem Social.
3 - Modelos cognitivistas explicativos da aprendizagem.
3.1 - Sistema da Gestalt.
3.2 - Processamento de informação.
3.3 - Teoria psicogenética.
3.4 - Socioconstrutivismo.
3.5 - Aprendizagem significativa.
3.6 - Aprendizagem por descoberta.
4 - Aprendizagem e aplicações/implicação em diferentes contextos de vida.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Chaplowe, S. G., & Cousins, J. B. , 2016 , Monitoring and evaluation training: A systematic approach , Los Angeles: SAGE
Alexander, P. A. , 2005 , Psychology in learning and instruction , Upper Saddle River, N J: Prentice Hall
Lefrançois, G. , 2011 , Theories of human learning: What the professor said , Belmont: Cengage
Machado, A., & Silva, F. J. , 2004 , The psychology of learning: A student workbook , Upper Sadd le River, NJ: Prentice Hall
Schunk, D. H. , 2011 , Learning Theories: An Educational Perspective , Boston: Pearson
Miller, L. J. , Creating a common terminology for play behavior to increase cross-disciplinary research ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas mais teóricas para a exposição e explicação das temáticas utilizam-se o método expositivo e o método interrogativo de forma a facilitar a explicitação e aquisição dos conteúdos. Nas aulas de índole teórico-prática recorre-se a metodologias de trabalho variadas, onde além do método expositivo se privilegiam os métodos interrogativo, demonstrativo e ativo, promovendo a aquisição e integração dos conhecimentos através de trabalho individual ou em grupo. Metodologia de Avaliação: Teste individual (com a ponderação de 50% na classificação final); Trabalho escrito em grupo (com ponderação de 40% na classificação final); e Trabalho oral de grupo (com ponderação de 10% na classificação final). Para o cálculo da classificação final o aluno não poderá ter nota inferior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos elementos de avaliação isolados. Para a realização da UC existe um mínimo de 75% de assiduidade.