Disciplina: Inglês Aplicado C2.2 - Técnico/Científico
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
1 - A unidade é projetada para ajudar os alunos a desenvolver ainda mais seus conhecimentos, habilidades e competências no idioma Inglês para um alto nível de sofisticação. Focando especificamente nas áreas de Ciência e Tecnologia, a unidade ajuda os alunos a atingir um nível sólido de C2.2 até o final do semestre.
2 - Totalmente ministrada em inglês, a unidade oferece suporte ao desenvolvimento de todas as principais habilidades linguísticas: audição e compreensão de leitura, escrita, fala e habilidades de interação. Isso é alcançado por meio de uma série de atividades específicas de linguagem e específicas, dando aos alunos a chance de se familiarizar com as características linguísticas e discursivas de textos especializados na área de Ciência e Tecnologia..
Conteúdos / Programa:
1 - COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIA: escrita científica/técnica (práticas discursivas em negócios, indústria e governo); modos de discurso; tom (defesa e objetividade); Gêneros e estilos: brochuras, manuais, catálogos; revistas de pesquisa; propostas de projetos e relatórios, etc.;
2 - REDAÇÃO E REVISÃO: Escrita acadêmica; Revisão e edição: estrutura; coesão; coerência; Pesquisa e referenciação; Apresentação dos dados: visuais, números e figuras, abreviaturas e símbolos;
3 - LITERACIA MULTIMÍDIA: Modos de comunicação; comunicação mediada por computador (CMC);
4 - GRAMÁTICA DO INGLÊS: revisão, consolidação, ampliação e contextualização dos princípios gramaticais previamente adquiridos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
.Griffiths, P , 2007 , Scientific Writing , Garnet Education
Seely, J , 2005 , Oxford Guide to Effective Writing and Speaking , Oxford University Press
Hale, A. and H. Basides , 2023 , Keys to Academic English , Cambridge University Press
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Metodologicamente, a unidade é ministrada em duas partes: primeiro, há uma introdução teórica intensiva, durante a qual os alunos podem se familiarizar com conceitos-chave em inglês para ciência e tecnologia. Esta parte também inclui uma série de atividades específicas de linguagem e de assuntos específicos, permitindo que os alunos internalizem novas habilidades e competências. O modo de ensino muda então para 'tutoriais' mais individualizados, durante os quais os alunos trabalham em seus trabalhos de grupo (um projeto de pesquisa em pequena escala sobre um tópico escolhido). Cada semana tem um foco específico: por ex. escolha do tema, abordagens metodológicas, plano de gestão do tempo, etc. Existem duas partes da avaliação: proposta de projeto (20%), relatório do projeto (40%) e apresentação (40%) - Avaliação Tipo A.