Disciplina: Diálogos Interculturais
Área Científica:
Estudos de Cultura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender os diálogos que a noção de Cultura(s) estabelece com outras áreas e especialidades afins
2 - Estimular a compreensão pluri e multidisciplinar da Cultura nos diálogos com textos oriundos de outras áreas do saber (Literatura, História, Filosofia, Comunicação, Arte, entre outras)
3 - Enunciar o contributo de alguns autores e movimentos intelectuais essenciais para a reflexão sobre o diálogo entre Culturas (europeias, em particular, Portuguesa e Francesa)
4 - Analisar temas recorrentes e estruturantes do imaginário europeu (língua, memória, viagem)
Conteúdos / Programa:
1. - 1. Dialogismo intercultural: Cultura, transmissão e memória
1.1. - Culturas e Códigos Morais
1.2. - Relativismo Cultural - desafios
2. - Identidade e Diversidade Cultural: representação do outro
2.1. - Estudo comparatista de imagens culturais da Europa
2.2. - Mutações políticas, sociais e culturais e suas representações na cultura europeia
3. - A construção identitária: da modernidade à pós-modernidade
3.1. - Imagens e metáforas contemporâneas da identidade cultural portuguesa (da literatura ao cinema, discurso político e publicitário)
3.2 - Comunicação Intercultural: imagens e metáforas mediatizadas
Bibliografia / Fontes de Informação:
AGUIAR e SILVA, Vítor , 2010 , As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da literatura e a política da língua portuguesa , Almedina
BAECQUE, A. , 1998 , Histoire Culturelle de la France ? Lumières et Liberté, Les XVIIIe et XIXe siècles, tome 3 , Seuil, coll. «Points»
BARKER, Chris , 2003 , Cultural Studies. Theory and Practice. 2 ed. , Sage Publications
BIROU, A. , 1982 , Dicionário de Ciências Sociais , D. Quixote
CAMPBELL, Peter Robert , 2009 , Luís XIV (trad. de Isabel Andrade) , Editorial Presença
COBBAN, Alfred , 1988 , A interpretação social da Revolução Francesa , Gradiva
EAGLETON, Terry , 2000 , The Idea of Culture , Blackwell Publishers
FABRE, Daniel (dir.) , 1996 , L?Europe Entre Cultures et Nations , Éditions de la Maison des Sciences de l?Homme
LIPOVETSKY, Gilles, Jean Serroy , 2008 , A Cultura-Mundo. Resposta a uma Sociedade Desorientada , Edições 70
LOURENÇO, Eduardo , 1994 , A Europa Desencantada: Para uma Mitologia Europeia , Edições Lisboa Visão
MACHADO, A. M.; PAGEAUX, D.-H. , 2001 , Da literatura comparada à teoria da literatura , Editorial Presença
MARTINS, Guilherme de Oliveira , 2009 , Património, Herança e Memória. A cultura como Criação , Gradiva
THIESSE, Anne-Marie , 2000 , A Criação das Identidades Nacionais , Temas e Debates
MOREIRA, Adriano , 1994 , Identidade Europeia e Identidade Portuguesa , Página a Página
GRAÇA MOURA, Vasco , 2013 , A Identidade Cultural Europeia , Fundação Francisco Manuel dos Santos
PIRES, Maria Laura Bettencourt , 2004 , Teorias da Cultura , Universidade Católica Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas combinam as componentes teórica (onde se apresenta e discute os princípios teóricos dos conteúdos programáticos) e teórico-prática (onde o aluno aplica os conhecimentos e expõe as suas reflexões); a exposição teórica é consolidada com trabalho teórico-prático. É exercitado o pensamento crítico e realizam-se actividades de análise e de síntese propícias à discussão conjunta, à partilha de ideias e à problematização. Os alunos são fortemente incentivados a desenvolver trabalho de investigação. Para avaliar os conhecimentos são realizados: a) Um teste escrito em regime presencial (50%); b) Uma exposição oral até 15 mns (50%).