Disciplina: Introdução à Literatura e Turismo
Área Científica:
Estudos Literários
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Analisar a relação Literatura e Turismo
2 - Identificar o contributo de autores/obras literárias na sua relação com o Turismo
3 - Definir turismo literário
4 - Reconhecer as virtualidades da literatura na criação de lugares literários
5 - Investigar contributos teóricos suscetíveis de alicerçar práticas de implementação do turismo cultural
6 - Construir Itinerários Turístico-literários que tenham como base o sistema literário
7 - Indicar estratégias literárias para o desenvolvimento do Turismo
8 - Os objetivos concebidos em função dos conteúdos a lecionar encontram a seguinte correspondência: Objetivo 1 - ponto 1; Objetivo 2 - ponto 2; Objetivo 3 - ponto 3; Objetivo 4 - ponto 4 e 4.1.; Objetivo 5 - ponto 4.2.; Objetivos 6 e 7 - ponto 4.3.
Conteúdos / Programa:
1 - Literatura, Viagem e Turismo cultural: explorações, reflexões e desafios
1.1 - Escritores e leitores viajantes
2 - O turismo literário, enquanto segmento do turismo cultural
2.1 - Motivações e experiências
3 - Categorizações do turismo literário - Estudos de caso
3.1 - O texto (personagens e lugares)
3.2 - O autor (nascimento, experiências)
3.3 - Mediação e promoção (livrarias, festivais, centenários, filmes?)
4 - Cartografias literárias
4.1 - "Cidades da Literatura" (UNESCO): autenticidade/construção social
4.2 - Os contributos da geocrítica, da geopoética e da ecocrítica
4.3 - Propostas de implementação de roteiros literários:
4.3.1 - A aliança tecnológica e cultural
4.3.2 - O papel dos mediadores culturais e turísticos
Bibliografia / Fontes de Informação:
HERBERT, D. , 1996 , "Artistic and literary places in France as tourist attractions" ,
QUINTEIRO, Sílvia, BALEIRO, Rita , 2014 , Lit & Tour, Ensaios Sobre a Literatura e Turismo , Húmus
SARETZKI, A. , 2013 , Literary Trails, Urban Space and The Actualization of Heritage ,
SCOTT, LAWS, Eric, BOKSBERGER, Philipp , 2010 , Marketing of Tourism Experiences, Routledge Reading the Landscape : The development of a tipology of Literary Trails that incorporate an experiential design perspective ,
WESTPHAL, B , Pour une approche géocritique des textes, SFLGC (Vox Poetica) ,
BOUVET, Rachel , 2013 , Géopoétique, géocritique, écocritique: points communs et divergences ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas combinarão as componentes teórico-práticas ? a exposição teórica será consolidada com trabalho prático. Será exercitado o pensamento crítico e realizar-se-ão atividades de análise e de síntese propícias à discussão conjunta, à partilha de ideias e à problematização. Prevêem-se também aulas de apresentação/defesa oral de trabalhos individuais com intervenção/apreciação coletiva final, previamente definidos e com supervisão tutorial. AVALIAÇÃO CONTÍNUA - Um trabalho escrito individual (abril) em regime presencial 50% - Trabalho de investigação com apresentação oral (15 minutos) 50%; ÉPOCA COMPLEMENTAR (Melhoria/Recurso); Exame Final - prova escrita: 50% da nota final