Disciplina: Estudos Literários

Área Científica:

Estudos Literários

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 -  Facultar ao estudante conhecimentos que lhe permitam caracterizar a ficcionalidade do texto literário de forma a compreender a peculiaridade das suas estruturas semânticas e pragmáticas.
2 -  Caracterizar as especificidades do modo lírico, narrativo e dramático
3 - Dotar os estudantes de instrumentos fundamentais de reflexão que lhes permitam produzir textos de forma autónoma e criativa.  

Conteúdos / Programa:

1 - Do conceito de literatura à noção de literariedade
2 - A dinâmica dos períodos literários
2.1 - Problemática da periodologia em literatura
2.2 - Dinâmica periodológica e contínuo literário
3 - Texto, intertextualidade e reescrita
4 - Modos e géneros literários
4.1 - Perspectivação diacrónica
4.2 - A retórica da comunicação literária
5 - O modo lírico - A reescrita do romantismo em O Último romântico (1981) de José Agostinho Baptista (1948).
6 - O modo narrativo - Jogos metaficcionais e palimpsesto em Os olhos do Homem que chorava no rio (2003) de Jorge Marmelo (1971) e Ana Paula Tavares (1952)
7 - O modo dramático ? A demanda existencial em O Estado do Bosque(2005), de José Tolentino Mendonça.
8 - A escrita criativa.

Bibliografia / Fontes de Informação:

ARISTÓTELES , 1990 , Poética , Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda
BARTHES, Roland , 1973 , O Prazer do texto , Edições 70
BAKHTINE, Mikhaïl , 1975 , Esthétique et théorie du roman, trad. Daria Olivier , Gallimard
BOOTH, Wayne C , 1980 , A retórica da ficção , Ed. Arcádia
CHKLOVSKI, Victor , 1965 , L?art comme procédé» , Paris, Seuil
COELHO, Eduardo Prado , 1997 , O cálculo das sombras , ASA
COMPAGNOM, Antoine , 1979 , La Seconde Main ou le Travail de la Citation , Seuil
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley , 2000 , Nova Gramática do Português Contemporâneo , Ed. Sá da Costa
FIGUEIREDO, Maria Jorge Vilar de , 1990 , Comentar um texto literário , Presença
KAYSER, Wolfgang , 1985 , Análise e Interpretação da Obra Literária , Arménio Amado
LAPA, M. Rodrigues , 1984 , Estilística da Língua Portuguesa , Coimbra: Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia do docente assenta no método analítico que visa desenvolver as competências de reflexão dos estudantes. Sistema de avaliação: - uma frequência, equivalente a 40% da nota final, que avalia a aquisição de conhecimentos associados aos conteúdos programáticos - um comentário escrito de um texto literário, equivalente a 40%, que avalia as capacidades de análise e de argumentação do estudante, incentivando o trabalho autónomo. - Defesa oral do comentário, equivalente a 20%, que avalia as competências discursivas, incidindo na capacidade de argumentação que reflecte sobre vários pontos de vista