Disciplina: Educação para a Saúde e Enfermagem

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer as teorias e modelos da educação na saúde.
2 - Caraterizar a intervenção da Enfermagem no âmbito da Educação para a Saúde visando a promoção de estilos de vida saudáveis e a modificação de comportamentos de risco
3 - Planear atividades de educação para a saúde para o indivíduo, grupo e comunidades.

Conteúdos / Programa:

1 - Pedagogia na saúde: fatores com impacto na saúde.
2 - Fundamentos teóricos da aprendizagem: teorias da aprendizagem; heterogeneidade e complexidade da formação.
3 - Desenvolvimento cognitivo e pessoal ao longo do ciclo vital: desenvolvimento e formação; especificidade dos grupos; análise das necessidades de formação .
4 - Educação para a saúde e Enfermagem: princípios pedagógicos no planeamento em educação para a saúde ao indivíduo, família, grupo e comunidade; a educação para a saúde na promoção dos estilos de vida saudáveis e na modificação dos comportamentos de risco; fatores que influenciam o estilo de vida e a criação de hábitos; modelos e estratégias de educação para a saúde.
5 - Estratégias no planeamento pedagógico da educação para a saúde: conceção e organização da formação; planeamento: modalidades; diagnóstico; objetivos: tipos, domínios, carateristicas e definição de estratégias; seleção da atividade; métodos, técnicas e meios; observação; avaliação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alonso, L. , 2007 , Formação ao longo da vida e aprender a aprender ,
Barros, R. , 2013 , Educação de adultos. Conceitos, processos e marcos históricos , Instituto Piaget
Carvalho, A.; Carvalho, G. , 2006 , Educação para a saúde: conceitos, práticas, e necessidade de formação. , Ordem dos Lusociência
Conselho de enfermagem , 2003 , Divulgar ? competências dos enfermeiros de cuidados gerais , Ordem dos Enfermeiros
Loureiro, I. & Miranda, N. , 2016 , Promover a saúde: dos fundamentos à ação , Almedina
Rodrigues, M.; Pereira, A.; Barroso, T. , 2008 , Educação para a saúde, formação pedagógica de educadores de saúde , Formasau

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta unidade curricular teórico-prática prevê como metodologias de ensino a exposição de os conteúdos pelo docente e a participação ativa dos estudantes tanto na discussão dos assuntos abordados durante as sessões letivas, como na pesquisa a realizar no âmbito do seu trabalho autónomo e do trabalho escrito a realizar, o qual contemplará o planeamento de uma atividade de educação para a saúde. Prevê-se, em época normal uma avaliação de dois componentes, segundo o modelo B de acordo com o RAAA da UMa: um teste escrito e um trabalho escrito com apresentação oral, contribuindo cada um com 50% para a classificação desta unidade. A nota mínima de aprovação, em cada um dos elementos, é de 9,5 valores. Caso seja inferior, o estudante poderá recuperar na época de recurso. Em épocas de recurso/melhoria e especial procede-se da seguinte forma: para o recurso cada um dos componentes, ou os dois, podem ser recuperados; para a melhoria, a avaliação visará a totalidade da matéria.