Disciplina: Psicologia do Desporto

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Em termos gerais pretende-se alcançar dois grandes objetivos:
1 - Adquirir e desenvolver conhecimentos e competências básicas na área da Psicologia do Desporto;
2 - Permitir uma intervenção mais consciente, competente, adequada e eficaz no Desporto.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução, noções básicas e desenvolvimento da Psicologia do Desporto;
2 - Desporto e desenvolvimento da personalidade;
3 - Desenvolvimento psicológico da criança através do Desporto;
4 - Motivação para a prática do desporto e do exercício físico;
5 - Activação, stress e ansiedade;
6 - Dinâmica de Grupo;
7 - Liderança e Tomada de Decisão;
8 - Competências psicológicas no desporto;
9 - Psicologia, saúde e bem-estar.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cruz, J. F., & Gomes, A. R. , 1997 , Psicologia aplicada ao desporto e à actividade física: Teoria, investigação e prática. , Braga: Universidade do Minho-APPORT
Fonseca, A. M. , 2000 , A motivação dos jovens para o desporto e os seus treinadores , in Júlio Garganta (Ed.),
. , Horizontes e órbitas dos jogos desportivos , Porto: FCDEF, Universidade do Porto
Horn, T.S. , 1992 , Advances in sport psychology , Champaign IL: Human Kinetics
Orlick, T. , 2008 , In Pursuit of Excellence: How to Win in Sport and Life Through Mental Training , Champaign, IL: Human Kinetics
Raposo, J.J.V. , 1996 , Psicologia do desporto: Passado, presente e futuro. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do despo , Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais
Roberts, G. , 2001 , Advances in motivation in sport and exercise. , Champaign, IL: Human Kinetics
Weinberg, R. S. & Gould, D. , 2007 , Foundations of Sport & Exercise Psychology , Champaign, IL: Human Kinetics
Alves, J. & Brito, P. , 2011 , Manual de Psicologia do Desporto para Treinadores , Visão e Contexto, Edições e Representações
Gill, D.L. , 2000 , Psychological Dynamics of Sport and Exercise , Human Kinetics
Smith,D. & Bar-Eli, M. , 2007 , Essential readings in Sport and Exercise Psychology , Human Kinetics

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos em sessões teóricas, teórico-práticas e ensino prático e laboratorial traduzidas em abordagens e metodologias diferentes e complementares. Algumas apresentações têm 1 cariz mais teórico e expositivo recorrendo a diversos meios audiovisuais. Estimula-se o debate, o confronto de ideias e de pontos de vista, o trabalho de pesquisa e o trabalho de grupo. Proporciona-se oportunidade de pesquisar, selecionar, refletir e discutir diversos temas, partilhando alguns desses processos com a própria turma. A avaliação facilita muito apesar da turma em regra não permitir 1 acompanhamento diário e muito personalizado do aluno. A avaliação realiza-se de formas complementares para responder aos objetivos e potenciar as diversas vertentes da U.C. A avaliação compreende 2 frequências (25%+25%), trabalhos de grupo (35%) e avaliação contínua (15%: participação e discussões na aula, empenho e cumprimentos das atividades). Frequência obrigatória a 75% das aulas.