Disciplina: Geografia e Mercados Turísticos
Área Científica:
Ciências Sociais e Humanas
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - A disciplina de Geografia e Mercados Turísticos encontra-se dividida em quatro partes: a compreensão do fenómeno social que é o turismo; entender o respetivo papel na planificação territorial; estrutura do mercado turístico; e análise de fluxos turísticos. Na primeira parte, introduz-se o turismo numa perspetiva histórica, geográfica, económica, sociológica e também ambiental. Na segunda parte, estudam-se as relações que se estabelecem entre as correntes de visitantes e o meio recetor, impactos originados pela atividade sobre o espaço rural, urbano e no meio ambiente. Na terceira parte, analisamos a estrutura do mercado turístico segundo os componentes de oferta e procura geridos por agentes turísticos, agências de viagens, alojamentos, etc.). Na quarta e última parte estuda-se a estrutura dos tipos de mercado turístico: o mercado mundial e o mercado português.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução ao estudo da geografia do Turismo
1.1 - Geografia física
1.2 - Geografia humana
1.3 - Natureza, sociedade e o turismo
2 - O turismo na sociedade contemporânea
2.1 - Identificação de impactos no território
2.2 - Impactos ambientais do turismo
2.3 - Avaliação de impactos do turismo
2.4 - O espaço turístico e o desenvolvimento de produtos turísticos no Arquipélago da Madeira
2.4.1 - Turismo litoral
2.4.2 - Turismo em áreas urbanas
2.4.3 - Turismo rural
2.4.4 - Turismo de natureza
2.4.5 - Turismo de aventura
2.4.6 - Ecoturismo
2.4.7 - Geoturismo
3 - O mercado turístico
3.1 - Oferta turística
3.2 - Procura turística
4 - Estrutura dos tipos de mercado turístico: o mercado mundial e o mercado português.
4.1 - A evolução do turismo internacional
4.2 - Turismo na Europa
4.3 - Turismo em África
4.4 - Turismo na Ásia e na Oceânia
4.5 - Turismo na América
4.6 - Turismo em Portugal
Bibliografia / Fontes de Informação:
Williams, S., & Lew, A. A. , 2015 , Tourism geography: critical understandings of place, space and experience , Oxon, England: Routledge.
Bonilla, J., & Bonilla, L. , 2015 , Manual de investigación de mercados turísticos , Madrid, Spain: Piramide
Humberto, J. , 2013 , La estructura economica de los mercados turísticos , Madrid, Spain: Editorial Universitaria Ramon Areces.
Fernández, J., Martin, E., & Abad, C . , 2009 , Geografia turística mundial , Madrid, Spain: Editorial Universitaria Ramon Areces.
Lew, A.A., Hall, M., & Timothy, D. , 2008 , World geography of travel and tourism: a regional approach , Oxford, U.K.: Butterworth-Heinemann.
Malhotra, N.K. , 2008 , Investigación de nercados , Naucalpan de Juárez, Mexico: Prentice Hall.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino inclui a exposição da matéria teórica por parte do professor, duas provas de avaliação (60%) e a elaboração de um trabalho prático individual (30%). As provas referem-se a parte da geografia do turismo, e ao estudo de mercados turísticos. No início do semestre, serão distribuídos temas de trabalho para o desenvolvimento da matéria pelos estudantes e para serem apresentados e defendidos no final do mesmo. Desta forma pretende-se fomentar o envolvimento e a participação ativa dos alunos e também a preparação de uma discussão dos conteúdos apresentados. Para consolidar o elo entre o ensino, a aprendizagem e a orientação do professor, a avaliação individual será feita de forma contínua ao longo do período de aulas medindo o comportamento, a pertinência das intervenções e os comentários feitos pelos alunos (10%). A classificação mínima exigida para aprovação da disciplina, é de 10 valores, e a avaliação a adotar para a Época de Recurso é por exame escrito (60%).