Disciplina: Tecnologias e Sistemas de Informação II
Área Científica:
Informática
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - A unidade curricular pretende dotar os alunos de competências para uma gestão e utilização de sistemas de informação com ênfase nas suas funcionalidades e áreas de aplicação.
2 - Pretende-se desenvolver a capacidade de análise de dados disponibilizadas pelas aplicações específicas para hotelaria, nomeadamente na otimização de processos internos e na gestão de relações com os hóspedes e demais stakeholders.
3 - Capacitar os discentes de compreenderem a importância de um ERP (Enterprise Resource Planning) - sistema de gestão de recursos empresariais, bem como da importância de um CRM (Costumer Relationship Management) - sistema de gestão de relacionamento com o cliente.
4 - Obterem conhecimentos genéricos de Business Intelligence com vista à produção de conhecimento para o suporte à decisão.
5 - Na componente prática os alunos explorarão a aplicabilidade do software Host e através de estudos de caso reconhecerem a importância e impacto da tecnologia numa cidade como um vetor de mudança de paradigma.
Conteúdos / Programa:
1 - Tecnologias e Sistemas de Informação de um Hotel 1.1. Objetivos 1.2 Áreas funcionais e as suas aplicações (ERP; CRM) 1.3 Property Management Systems 1.4. TV Interactiva/IP 1.5. Central Telefónicas
2 - Software HOST 2.1. Configurações de base, reservas, check-in, gestão de alojamentos, gestão de faturação e conta-correntes, procedimentos diários, check-out.
3 - Breve Introdução a Business Intelligence 3.1. Conceito, características e evolução
4 - Criando conexões com o meio envolvente 4.1. Conceito de Smart Cities 4.2. Casos de Estudo cidades Europeias
Bibliografia / Fontes de Informação:
Serrano, António; Caldeira, Mário; Guerreiro, António , 2004 , Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação , FCA
Sousa, Sérgio. , 2010 , Tecnologias de Informação - O que são? Para que servem? , FCA
Wallace, Patricia , 2018 , 8 Introduction to Information Systems: People, Technology and Processes , Pearson
Barlow, Mike; Levy-Bencheton, Cornelia. , 2018 , Smart Cities and Smart Future. , John Wiley & Sons Inc
HOST , 2020 , Host Hotel Systems ,
Iinuma, Brian; Klauss, Eric. , 2019 , Customer Relationship Management Systems: How to Next-Level the Performance of Your Sales, Marketing and Customer Support , Resonnect
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas teóricas utilizam o método expositivo para apresentar os conteúdos do programa, procurando sempre ter a participação dos alunos na construção da aprendizagem. São também incluídos cenários reais de utilização das aplicações e discutidas e avaliadas as opções existentes. As aulas práticas envolvem pequenas tarefas de pesquisa, resolução de problemas relacionados com a organização dos dados, e a experiência e contato com as funcionalidades mais importantes das ferramentas da hotelaria, individualmente e/ou grupo. A avaliação contínua compreende 1 frequência teórica que corresponde a 35% da nota da unidade curricular e passa pela consolidação dos conteúdos teóricos abordados, sendo que a restante cotação é compreendida através de 15% em trabalho de aula correspondendo à realização de pequenas tarefas de investigação ou utilização das ferramentas abordadas para a resolução de problemas dados, sendo que os restantes 50% é realizado através do desenvolvimento de trabalhos.