Disciplina: História da Arte e do Design 1

Área Científica:

Ciências da Arte

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - No final do semestre, o aluno deverá ser capaz de: Reconhecer e compreender os principais factos e protagonistas do devir histórico da arte e do design, do passado mais remoto até ao inicio do século XX, e as suas relações com o contexto português.
2 - Analisar as características conceptuais e estéticas, próprias de cada período, em função das realidades físicas, sociais, culturais, políticas e económicas.
3 - Participar activamente no debate acerca do papel do designer na sociedade, assim como da importância da metodologia projetual.
4 - Desenvolver pesquisa no âmbito da teoria e história do design.

Conteúdos / Programa:

1 - 1. O design antes do design: breve panorâmica.
1.1 - O Renascimento: Leonardo Vinci e o seu desenho como projeto. Gutemberg e a imprensa.
1.2 - O Barroco, o estilo rocaille e o luxo.
1.3 - Estilos e estéticas do Neoclassicismo e Romantismo (revivalismo e historicismo).
2 - O século XIX: A revolução industrial e o nascimento do design (1860-1920).
2.1 - William Morris e o movimento Arts &Crafts.
2.2 - O estilo art nouveau e a estética simbolista.
2.3 - O Deutscher Werkbund.
3 - O século XX: A explosão das vanguardas.
3.1 - Cubismo, expressionismo e a Escola de Paris.
3.2 - O suprematismo, o construtivismo e o movimento De Stijl.
3.3 - A Bauhaus

Bibliografia / Fontes de Informação:

BÜRDEK, B , 1994 , Diseño, história, teoria y práctica del diseño industrial. , Gustavo Gili
ARGAN, Giulio Carlo, , 1993 , Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. , Companhia das Letras

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Combination of the following methods: - Expository and explanatory method. - Dialogic method. - Active approach. 1- Avaliação periódica: através de mini-testes (40%) e apresentação de trabalhos (50%). 2- Avaliação contínua: mediante a assiduidade e participação em aula (10%).