Disciplina: Pragmática da Comunicação

Área Científica:

Comunicação

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a relações entre Pragmatismo e a Pragmática Linguística e as suas interfaces com outras disciplinas orientadas para o estudo da linguagem.
2 - Identificar o objecto de estudo em Pragmática Linguística como a descrição da língua em situações de uso.
3 - Relacionar enunciação, construção de referência e do sentido.
4 - Caracterizar a performatividade verbal, a intencionalidade e as condições de sucesso dos actos de fala.
5 - Analisar os princípio reguladores da interacão verbal: da lógica conversacional e das inferências escalares aos princípios de cortesia e da relevância.
6 - Relacionar a pragmática linguística com várias perspectivas da comunicação.

Conteúdos / Programa:

1 - Do Pragmatismo à Pragmática Linguística
2 - Enunciação, Enunciado e Comunicação.
3 - Referência, Significação e Sentido.
4 - Performatividade e actos de linguagem.
5 - Pragmática inferencial e princípios reguladores da interação verbal.
5. 1 - Princípio de Cooperação e a Lógica da Conversa
5. 2 - Princípio de Cortesia
5. 3 - Teoria da Relevância.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Abbott, B. , 2010 , Reference , Oxford University Press
Allan, K., Jaszczolt, K. M (eds) , 2011 , The Cambridge Handbook of Pragmatics , Cambridge University Press
Birner, B. J. , 2012 , Introduction to Prgamatics , Wiley­ Blackwell
Brown, K. (ed.) , 2006 , Encyclopedia of Language & Linguistics , Elsevier
Cruse, A. , 2011 , Meaning in Language: An Introduction to Semantics and Pragmatics , Oxford
Duarte Rodrigues, D. , 2001 , A Partitura Invisível. Para a abordagem interactiva da linguagem , Colibri
Fromkin, V., R. Rod man & N. Hyams , 2003 , An Introduction to Language. , Thomson Heinle
Horn, L. R., G. Ward (eds) , 2006 , The Handbook of Pragmatics , Blackwell Publishing
Phyllis, C.,; Mary, L., , 2008 , Writing At University: A Guide For Students , McGraw-Hill Education
Lopes, A. C. M. , 2018 , Pragmática: uma introdução , Imprensa da Universidade de Coimbra
Lima, J.P. , 2007 , Pragmática Linguística , Caminho

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Duas provas escritas de avaliação de (i) resultados de aprendizagem de conhecimentos (com pesos de 40% e 35% respetivamente) e competências específicas, (ii) da capacidade do aluno para resolver problemas, organizar, compor e escrever em vez de recordar, e (iii) um trabalho: revisão crítica de um artigo científico de modo a fornecer ao aluno uma ocasião para que possa desenvolver habilidades complexas integradas de aprendizagem (pesquisa, organização, interpretação e comunicação da informação (com apresentação oral, pesando 25% na avaliação.)