Disciplina: Educação Ambiental
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Pretende-se que o Aluno desenvolva capacidades e competências na compreensão e integração das questões ambientais e de sustentabilidade em realidades diversas, em particular no contexto da educação ambiental, sendo para isso necessário:
1.1 - Entender os conceitos em ambiente e ser capaz de os enquadrar no contexto da educação ambiental.
1.2 - Perceber a inter-relação dos fatores ambientais e a sua dimensão holística.
1.3 - Conhecer as principais componentes da Literacia Ambiental e ser capaz de identificar as barreiras à sua promoção.
1.4 - Compreender e dominar estratégias de educação ambiental.
1.5 - Desenvolver espírito crítico e inovador na abordagem às questões ambientais e elevar a sua própria literacia ambiental.
1.6 - Desenvolver competências de comunicação e de auto-aprendizagem.
Conteúdos / Programa:
1 - O estado global do ambiente.
2 - Conceitos em ambiente e sustentabilidade
3 - A responsabilidade individual e colectiva para com o ambiente.
4 - O Condomínio da Terra e as partes comuns do Planeta.
5 - Literacia Ambiental: O objetivo da Educação Ambiental.
6 - Estratégias de Educação Ambiental.
7 - Reduzir, reutilizar e reciclar resíduos.
8 - Energias renováveis e eficiência energética.
9 - Mobilidade sustentável.
10 - Gestão sustentável dos recursos hídricos.
11 - Manutenção da Biodiversidade.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Hélder Spínola , 2014 , Forty years of environmental education in the Portuguese Democracy , The Online Journal of New Horizons in Education, 4
Hélder Spínola , 2011 , Educação ambiental: necessário avaliar e inovar , In: Fino CN & Sousa JM, (edits)
. , Pesquisar para mudar (a educação) , CIE-UMa
Hélder Spínola, Idalina Perestrelo Luís, Filipa Alves, Sandra Oliveira e Vanda Marques , 2011 , Ambiente para Jovens: Aprender e Aplicar , Editora Educação Nacional
Herbert Girardet , 2007 , Criar Cidades Sustentáveis. Cadernos Schumacher para a Sustentabilidade , Edições Sempre-em-Pé
Magalhães P. , O Condomínio da Terra ? Das alterações climáticas a uma nova concepção jurídica do Planeta , Almedina
João Evangelista , Educação Ambiental- uma via de leitura e compreensão. Cadernos de educação ambiental , Instituto de Promoção Ambiental
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
O ensino da UC Educação Ambiental privilegia um enquadramento teórico seguido de uma abordagem prática. O enquadramento teórico inicia-se com uma análise crítica, conjunta, dos conceitos, temas e problemas, partindo da perceção dos próprios alunos. Após esta problematização e análise crítica segue-se uma sistematização dos conteúdos de carácter expositivo com recurso frequente à projeção de diapositivos em powerpoint. A abordagem prática passa pelo desenvolvimento de projetos de educação ambiental, através de trabalhos de grupo, em áreas temáticas inicialmente definidas, e pela sua aplicação em contexto real, nomeadamente na própria Universidade ou fora dela, dirigidos a públicos-alvo específicos. Os alunos serão avaliados com base numa prova individual escrita (50%) e um trabalho prático de grupo (projeto de educação ambiental), correspondendo 25% à sua apresentação em formato seminário e os restantes 25% ao relatório escrito.