Disciplina: Educação pela Arte - Literatura
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Introdução aos estudos literários como disciplina através da análise de materiais, metodologias e terminologia necessários para o estudo de textos literários e culturais;
2 - Fornecer instrumentos e métodos para o desenvolvimento de uma efetiva prática da escrita crítica e da investigação;
3 - Estimular a capacidade de "leitura" como capacidade reflexiva.
4 - Saber promover a educação através da literatura nos mais novos, nos jovens e na população sénior;
5 - Trabalhar as diferentes possibilidades de vários textos considerados nas suas múltiplas dimensões: narrativa, poética, dramática.
6 - Estabelecer pontos operativos válidos para a educação literária e artística, considerada de forma abrangente e colocada em correlação com a educação linguística.
Conteúdos / Programa:
1 - O texto literário
1.1 - Caracterização de linguagem literária e definição de texto literário
1.2 - As funções da literatura
1.3 - As funções da linguagem: para uma definição do texto em prosa e do texto poético
2 - Dos géneros literários
2.1 - O género épico: a tradição épica na Grécia e os textos homéricos
2.1.1 - A individualidade da ILÍADA
2.2 - Maturidade e reflexão sobre a teoria literária: Platão e a resposta aristoteliana em A POÉTICA
2.3 - A tragédia e a comédia
2.4 - A lírica
2.5 - A narrativa
3 - As Possibilidades do Texto Literário na Educação pela Arte
3.1 - Trabalhar o texto literário: a leitura e a análise literária
3.2 - Os textos artísticos em contexto educativo (do texto literário ao texto dramático e fílmico)
3.2.1 - O texto como instrumento para a aquisição da competência linguístico-comunicativa
3.2.2 - O texto como instrumento para a aquisição da competência social e criativa
3.2.3 - O texto e a aquisição da competência histórica
Bibliografia / Fontes de Informação:
Reis, Carlos, , 1995 , O conhecimento da Literatura: Introdução aos Estudos Literários , Coimbra, Almedina
Reis, Carlos e Cristina Lopes, , 1987 , Dicionário de Narratologia , Coimbra, Almedina
Silva, Vítor Manuel de Aguiar , 1984 , Teoria da Literatura , Coimbra, Almedina
ECO, Umberto , 1995 , Seis Passeios nos Bosques da Ficção , Lisboa, Difel,
SERODIO, Maria Helena, , Leituras do Texto Dramático , Lisboa, Livros Horizonte
MATOS, Maria Vitalina Leal de, , 2001 , Introdução aos Estudos Literários , Lisboa/São Paulo, Verbo
TODOROV, Tzvetan, , 1981 , Os Géneros do Discurso , Lisboa, Edições 70
MARIOLINA, Diana, MICHELE , 2002 , Raga Cinema e Scuola. I Film come Strumenti di Didattica , Brescia, La Scuola
PARDINHAS, Elvira Manuel, Braga, Zaida Maria, , 1994 , Itinerários Literários: Viajando pela Literatura Portuguesa , Porto, Asa,
READ, Herbert, , 1982 , A Educação pela Arte , Lisboa, Edições 70
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Realização de discussão e debate em aula a propósito dos textos interpretados; apresentação de trabalhos orais individuais em contexto de interação com os colegas e o professor; realização de oficinas e de um workshop-seminário de 4 horas com convidados; leitura em voz alta de textos narrativos, dramáticos e líricos; escrita de textos artísticos. Os alunos deverão fazer dois testes, correspondentes às duas grandes partes da matéria, um de resposta breve e outro de ensaio (40%+40%) e apresentar um trabalho individual (planificação de aula) (20%).