Disciplina: Teoria e Desenvolvimento Curricular

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Perspetivar historicamente o Currículo
2 - Distinguir Teorias tradicionais, críticas e pós-críticas do Currículo
3 - Identificar as definições situacionais do currículo
4 - Compreender a conceção da Pedagogia da Diferença
5 - Analisar a construção social do Currículo
6 - Problematizar o conceito de multiculturalismo e de currículo.

Conteúdos / Programa:

1 - Perspetiva histórica do Currículo
2 - A perspetiva de Taylor
3 - A visão de Michael Apple e Ivor Goodson
4 - A Pedagogia da Diferença de Tomaz Tadeu da Silva
5 - Definições situacionais do Currículo
6 - Problematização do conceito de Currículo
7 - Educação e currículo
8 - Reprodução social, controlo social e inclusão/exclusão
9 - Currículo como saber, poder e identidade
10 - Identidade e alteridade
11 - A diferença do múltiplo
12 - A Pedagogia da Diferença

Bibliografia / Fontes de Informação:

ALTHUSSER, L. , 1974 , Aparelhos Ideológicos de Estado , Editorial Presença
APPLE, M. , 1999 , Ideologia e currículo , Porto Editora
APPLE, M. , 2001 , Educação e poder , Porto Editora
GOODSON, I. F. , 2001 , O currículo em mudança. Estudos na construção social , Porto Editora
GOODSON, I. F. , 1997 , A construção social do currículo , Educa
SILVA, T. T. , 2000 , Teorias do Currículo. Uma introdução crítica , Porto Editora
SILVA, T. T. (Org.). , 2000 , Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais , Editora Vozes

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de avaliação inclui a realização de: 1. Frequência 50% 2. Trabalho de grupo 40% 3. Apresentação do Trabalho de Grupo 10%, considerando o Regulamento de Aprendizagem dos Estudantes da Universidade da Madeira.