Data de publicação: 12/10/2023

Universidade da Madeira recebeu reunião de arranque do Projeto HOST-EG

A Universidade da Madeira (UMa) foi a anfitriã da reunião de arranque do Projeto HOST-EG, que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e o emprego através do reforço das capacidades do ensino superior no domínio da hotelaria e do turismo na Guiné Equatorial.

Nesta reunião inaugural, que decorreu nos passados dias 19 e 20 de setembro, no Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, participaram 15 elementos das quatro universidades que compõem o consórcio: Universidade Nacional da Guiné Equatorial, a Universidade Afro-Americana da África Central, a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e a Universidade da Madeira. São coordenadores do projeto HOST-EG na UMa, Ricardo Correia e Carmen Freitas, docentes da Faculdade de Ciências Sociais.

A sessão de boas-vindas esteve a cargo da Vice-Reitora da UMa para as áreas da Internacionalização, Investigação, Inovação e Empreendedorismo, Elsa Fernandes, tendo esta reunião sido essencial para que os parceiros se conhecessem e compreendessem melhor o papel de cada um deles no desenvolvimento do projeto, bem como para debater ideias, alinhar estratégias e planear as atividades a desenvolver nos próximos meses.

O projeto HOST-EG é financiado pela União Europeia, através Programa Erasmus+, no valor de 350.343,00€, e entre as principais metas contam-se a criação de ações de formação, começando com um programa de formação feito à medida, centrado na promoção do turismo sustentável na Guiné Equatorial e no aumento da criação de emprego. Além do programa de formação, o pessoal será equipado para aconselhar as competências e a orientação dos estudantes, a fim de promover a atualização de conhecimentos independentes e a capacidade de estabelecer ligações sólidas com agentes-chave na indústria emergentes como uma ferramenta estratégica para fornecer soluções para os seus problemas.

A concretizações destas metas vão dotar a comunidade da Guiné Equatorial de conhecimentos e competências especificas para gerir eficazmente e criar negócios no setor que permitam atrair e reter turistas com especial incidência nas Áreas Nacionais Protegidas e na proteção da biodiversidade do país.

Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens da Reunião.