Data de publicação: 04/05/2023
Universidade da Madeira inicia avaliação da Literacia Ambiental no ensino superior português
Projeto de investigação no valor de 240 mil euros foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, ao longo dos próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal. São parceiros da Universidade da Madeira neste projeto de investigação a Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidades do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria, sendo junto dos estudantes destas mesmas instituições que o Projeto procurará compreender os processos de promoção da literacia ambiental.
O Projeto conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas de educação, biologia, ambiente, engenharia, sustentabilidade, filosofia e psicologia, distribuída pelas 8 Instituições do Ensino Superior participantes, num total de 12 investigadores. Esta equipa é liderada por Hélder Spínola, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, e conta também com outros investigadores do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, nomeadamente Jesus Maria Sousa, Liliana Rodrigues e Sílvia Mateus Carreira. Para além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, esta equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos curricula dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.
Como resultado final deste projeto de investigação, passará a estar disponível pela primeira vez em Portugal o perfil do estudante à chegada ao ensino superior, no que diz respeito aos níveis de literacia ambiental (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente) e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre a partir daí. Igualmente importante serão as respostas que o estudo procurará obter sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.
Data de publicação: 21/11/2024
UMa Connected - Programa UMa Mentoria por ParesData de publicação: 21/11/2024
Formação para Docentes da UMa: Altas capacidades en educación superiorData de publicação: 20/11/2024
Participação em Congresso Internacionais - Apresentação de trabalhos de estudantes em Engenharia CivilData de publicação: 20/11/2024
Seminário: Metodologia de InvestigaçãoData de publicação: 19/11/2024
Lançamento da Cinema & Território, revista internacional de arte e antropologia das imagens Nº 9 | 2024Data de publicação: 19/11/2024
Seminário Direito e Gestão do Desporto: Direito do Desporto em Portugal - um olhar jurídico e ético sobre a função de árbitro de futebolData de publicação: 15/11/2024
STATUS-UMa – CS/HEI Open Forum SessionData de publicação: 15/11/2024
Data de publicação: 13/08/2020
Aviso de Abertura da 1ª Edição do Concurso para atribuição de Bolsas de investigação para doutoramento - CEMARData de publicação: 21/11/2022
ARTES VISUAIS. Exposição Semestral de Desenho e PinturaData de publicação: 08/02/2024
Inscrição em Unidades Curriculares Singulares (1º semestre) 2023/2024Data de publicação: 28/09/2023
Seis cursos da UMa nas áreas de turismo e hotelaria certificados pelo Turismo de PortugalData de publicação: 21/10/2024
A Química é Divertida® 2024Data de publicação: 30/10/2024
Candidaturas a Reingresso para os cursos de 2º e 3ºs ciclos UMa 2020/2021Data de publicação: 10/08/2020
CQM é membro fundador de novo Laboratório Sino-Português em Materiais AvançadosData de publicação: 17/12/2021