Data de publicação: 20/02/2025

Palestra: Connecting stress granules, RNA-binding proteins and neurodegeneration: insights from spinocerebellar ataxias

A Universidade da Madeira, através da Faculdade de Ciências da Vida e do Grupo de Botânica da Madeira, vai organizar, no próximo dia 28 de fevereiro, uma palestra subordinada ao tema “Connecting stress granules, RNA-binding proteins and neurodegeneration: insights from spinocerebellar ataxias”.

Com início agendado para as 14h00, no Anfiteatro 1 do Campus Universitário da Penteada, a palestra será proferida pelo Doutor Clévio Nóbrega, licenciado e doutorado em Biologia pela Universidade da Madeira, atualmente Professor Associado da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve e investigador principal do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-Ri), com o título de Agregado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve. Investigador responsável em diversos projetos, com financiamento nacional e internacional, e dezenas de publicações científicas internacionais (artigos, livros, capítulos de livros).

Durante a palestra, serão apresentados resultados sobre a possível implicação dos grânulos de stress (compartimentos celulares sem membranas formados em resposta a diferentes estímulos de stress), e de proteínas de ligação ao RNA nas ataxias espinocerebelosas, que são doenças neurodegenerativas incuráveis.

A iniciativa é aberta à comunidade académica e ao público em geral, com especial interesse na área das ciências biológicas.