Data de publicação: 30/06/2023

Apresentação do Projeto BioMask

A apresentação do projeto BioMask decorreu esta quinta-feira, dia 29 de junho, no Centro da Banana da Madeira, e contou com a presença da Vice-Reitora da Universidade da Madeira, Elsa Fernandes, e dos Secretários Regionais de Economia e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, respetivamente, Rui Barreto e Humberto Vasconcelos.

O projeto BioMask está a ser desenvolvido conjuntamente pela The BioMask Company (TBC) como promotor do projeto e pela Universidade da Madeira (UMa) e pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), e pela ESAD-IDEA, e pela Anchiale Technologies (Startup do IIT Delhi), em parceria com o Centro da Banana da Madeira e a Empresa de Gestão do Sector da Banana (GESBA). A BioMask tem como objetivo aproveitar a abundante produção de banana da Madeira e utilizar o pseudocaule para desenhar, projetar e produzir uma máscara de proteção e biodegradável (99%), que reúne condições para ser submetida a testagem de classificação FFP2 ECDC.

O consórcio do projeto gerou conhecimento da criação de nanofibras 100% biodegradáveis através de eletrofiação e a engenharia de nanomaterais baseado no tecido da banana para criar um material patenteável para filtrar partículas de diâmetro 0,3 micrómetros. O corpo da BioMask foi designado e produzido com uma equipa de investigadores e docentes do curso de design e testado por docentes do curso de medicina – Prof.ª Doutora Rosa Gouveia e Prof.ª Marta Ornelas.

Este projeto é coordenado pelo Prof.º Doutor Shujoy Chakraborty, docente da Faculdade de Artes e Humanidades, diretor de curso da Licenciatura e Mestrado em Design da UMa e Designer de Produto, e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Além da apresentação final deste produto, o evento serviu também para anunciar a segunda fase do projeto, que consiste na obtenção da certificação FFP2 e criação de linha de produção em massa da BioMask, sacos para embalamento da banana, também através da fibra da banana da Madeira e com recurso à técnica de eletrofiação de nanofibras.

A máscara BioMask é direcionada para os profissionais de saúde.