Campus Universitário da Penteada
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A Universidade da Madeira criou, em 2003, um Centro de Investigação em Educação - CIE-UMa (Regulamento nº 41/2003. In Diário da República - II Série, nº 194, de 23 de agosto de 2003), especialmente vocacionado para a investigação científica no domínio da Educação e para a prestação de serviços à comunidade, sendo estas funções realizadas através do desenvolvimento de projetos de investigação. O CIE-UMa desenvolve a sua investigação a partir de três linhas essenciais de pesquisa: Administração Educacional, Currículo e Inovação Pedagógica. Esta é a Missão que, durante 16 anos, nos implica enquanto investigadores a refletir e a agir criticamente no domínio das ciências sociais e em particular no campo epistemológico das ciências da educação.
No que respeita a estudos de currículo, pretendemos promover a investigação sobre o papel da política educativa na conceção do currículo; sobre as pressões e os interesses ocultos subjacentes à construção do currículo; sobre as relações entre conhecimento e ideologia, cultura e poder; sobre a construção de identidades; e sobre modelos pessoais de intervenção pedagógica.
No que diz respeito à inovação pedagógica, pretendemos apoiar estudos visando compreender as razões pelas quais as escolas ou os sistemas de ensino se tornam inadequados para atenderem às necessidades de desenvolvimento cultural, económico e social; estudos sobre as novas configurações pedagógicas visando a conciliação entre a escola ou sistemas de ensino e as necessidades de desenvolvimento cultural, económico e social; estudos sobre invariantes culturais que obstam ou dificultam a inovação; estudos sobre as fixações em paradigmas ancorados no passado; estudos sobre mudanças paradigmáticas locais; e estudos prospetivos sobre educação.
Com relação à administração educacional, pretendemos fomentar a pesquisa em estudos sobre os princípios e práticas de gestão das escolas; estudos sobre estilos de liderança e suas influências na eficácia das escolas; estudos direcionados para a compreensão e análise da cultura organizacional das escolas; estudos voltados para a análise do desenvolvimento e realização de projetos educativos da escola; estudos sobre a influência do género no desempenho de funções na gestão escolar; e estudos sobre a
intervenção/relacionamento da comunidade e dos pais na gestão das escolas e o papel das autarquias na educação.
Esta linha de investigação procura responder às necessidades de desenvolvimento comunitário, com base em processos de mudança, transformação e inovação social. É seu objetivo geral criar projetos de intervenção local e regional, tenho a educação e formação como aliadas do desenvolvimento integrado, assente numa cidadania ativa, em parceria com instituições com forte implantação na comunidade, designadamente, serviços públicos regionais, autarquias, etc., na concertação de estratégias de ação, numa perspetiva multidisciplinar.
Assenta a pesquisa em 5 grandes eixos temáticos de Desenvolvimento Comunitário, acentuando o seu vínculo com a Educação, conforme Política de Coesão e de Desenvolvimento da UE em vigor, e na linha dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cf. Agenda 2030: (1) Coesão Social, Territorial e Económica; (2) Proteção Civil; (3) Ambiente e Sustentabilidade; (4) Igualdade e Inclusão; e (5) e Saúde e Bem-Estar.

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Produção de Artefatos Educacionais Sociotecnológicos e formação de Professores em Rede

O Projeto Produção De Artefatos Educacionais Sociotecnológicos E Formação De Professores Em Rede constitui uma oportunidade de parceria do CIE-UMa e a Universidade do Estado da Bahia - UNEB (BR). Tem como objetivo compreender como e em que medida a produção colaborativa de artefactos educacionais sociotecnológicos estão articulados à cultura e aos processos identitários e se traduzem em experiências fo(...)

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Enhancing Mathematics Learning @Free State (EML@FS)

Enhancing Mathematics Learning @Free State (EML@FS) é um programa de formação em serviço de professores de matemática, cujo objetivo principal é contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos e desenvolver as suas habilidades matemáticas, destinado a professores de 4º grau do Free State Province – África do Sul.
Com este propósito orientador, estabelecemos os seguintes objetivos: - Reforçar(...)

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