Disciplina: Pedagogia do Desporto
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Identificar a intervenção do treinador(a) como um problema pedagógico-didático.
- Desenvolver uma perspetiva ampla da Pedagogia aplicada em contexto desportivo.
- Identificar o tratamento pedagógico do desporto como um espaço de reflexão sobre a realidade e instrumento essencial da sua transformação.
- Conhecer os procedimentos relativos à organização e gestão da unidade de treino que contribuem para a eficácia da intervenção pedagógica.
- Identificar o ensino eficaz de uma modalidade e das suas habilidades técnicas como um processo multifatorial e de convergência de saberes.
- Identificar a relevância das relações triangulares, treinador(a), praticantes, pais, no desporto juvenil.
Conteúdos / Programa:
- Compreensão dos processos pedagógicos em diferentes fases da evolução das sociedades
- O papel do treinador e da pedagogia na formação dos desportistas e no processo de desenvolvimento desportivo
- A intervenção pedagógica no treino e na competição
- A avaliação de desempenho do treinador
- Os pais na prática desportiva das crianças e jovens
- Análise de situações reais inerentes à intervenção pesdagógica do treinador.
Bibliografia / Fontes de Informação:
BIBLIOGRAFIA:
Antunes, H.; Soares, J. & Rodrigues, J. (2017). Avaliação do Desempenho do Treinador. Em J. Rodrigues, & P. Sequeira, Contributos para a Formação de Sucesso. Lisboa: Visão e Contextos. ISBN:978-989-99399-9-8
Antunes, H.; Soares, J. & Rodrigues (2014). As práticas dos clubes desportivos no que concerne à avaliação de desempenho dos treinadores de desporto. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Ed. especial), 1 (4), 24. ISSN 1647-9696
Lopes, H., Vicente, A., Simões, J., Barros, F. & Fernando, C. (2013). A Funcionalidade do Processo Pedagógico. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(2), 54-65.
Lopes, H., Fernando, C., Vicente, A., Simões, J. & Prudente, J. (2012). O Processo Pedagógico ? formas expeditas de apoio laboratorial. In Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Org.). Desporto e Pedagogia, Formação e investigação (pp. 83-92). Lisboa: Edição Coisas de Ler.
Piéron, M. (1999). Para una Enseñanza Eficaz de las Actividades Fisico-Deportivas. Barcelona: INDE Publicaciones.
Rosado, A & Mesquita, I. (Eds.) (2011). Pedagogia do Desporto. Edições FMH.
Sarmento, P. (2004). Pedagogia do Desporto e Observação. Edições FMH.
Soares, J. & Antunes, H. (2013). A valorização das competências profissionais do treinador segundo as perceções de treinadores de diferente nível competitivo e com diferentes perfis profissionais. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(2), 312- 327.
Soares, J.; Antunes, H. & Rodrigues, J. (2011). Avaliação de desempenho dos treinadores desportivos: da inexistência de um instrumento estruturado à valorização dos resultados desportivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 25 (3), 431-440. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000300008
Métodos e Critérios de Avaliação:
As aulas teóricas constituir-se-ão como introdução às matérias e as aulas teórico práticas servirão para consolidar conteúdos através de atividades de pesquisa, reflexão e debate.
A avaliação da unidade curricular consiste em 3 componentes:
1) avaliação contínua (assiduidade com 75% de presenças obrigatórias, demonstração de interesse e participação ativa nas aulas,?.), cuja ponderação é de 10%;
2) trabalho de grupo apresentado oralmente, com uma ponderação de 40%;
3) frequência para aferir os conhecimentos adquiridos, com uma ponderação total de 60%.