Disciplina: Programação Orientada por Objetos

Área Científica:

Ciências Informáticas

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar as diferenças entre uma linguagem estruturada e uma linguagem orientada por objetos.
2 - Adquirir a noção de objetos e sua classificação.
3 - Adquirir as noções de classe, tipo, métodos, comportamentos e instâncias.
4 - Representar esquematicamente uma classe.
5 - Compreender o conceito de encapsulamento de dados.
6 - Definir relações entre objetos.
7 - Conhecer o conceito de herança e de polimorfismo.
8 - Representar esquematicamente diagramas de classes.

Conteúdos / Programa:

1 - Caraterísticas da programação orientada por objetos.
2 - Conceito de classe, atributos, métodos e eventos.
3 - Conceito de objeto.
4 - Conceito de encapsulamento.
5 - Conceito de visibilidade de classes, métodos e atributos.
6 - Diagramas de classe.
7 - Herança e polimorfismo.
8 - Redefinição de métodos, redefinição de comportamento.
9 - Diagramas de classe.
10 - Desenvolvimento de Projeto Web e/ou dispositivos móveis.

Bibliografia / Fontes de Informação:

B. W. Kernighan e D. M. Ritchie , 1988 , The C Programming Language , Prentice Hall
Damas, L. , 1999 , Linguagem C , Editora FCA
Stroustroup, B. , 2000 , The C++ Programming Language, Special Edition , Addison-Wesley
Wirth, N. , 1986 , Algorithms and Data Structures , Prentice-Hall
Sedgewick, R. , 1998 , Algorithms in C , Addison-Wesley
Sedgewick, R. , 2002 , Algorithms in C , Addison-Wesley

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.