Disciplina: Introdução à Biomecânica Aplicada aos Agentes de Proteção Civil
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
40 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. Promover a integração/mobilização de saberes que concorrem para uma intervenção global e pluridisciplinar em cinesiologia humana;
2. Adquirir competências no âmbito biomecânica;
3. Analisar o movimento humano;
4. Compreender a anatomia funcional;
5. Adquirir competências para a intervenção/manipulação pelo movimento;
6. Adquirir competências no âmbito da ergonomia.
Conteúdos / Programa:
1. Biomecânica e Cinesiologia;
2. Biomecânica muscular e articular;
3. Abordagem mecânica da postura e do movimento;
4. Anatomia funcional;
5. Análise das ações integradas na atividade;
6. Biomecânica e Ergonomia.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Enoka, R. M. (2000) - Bases Neuromecânicas da Cinesiologia. São Paulo: Editora Manole,
Hall, S. J. (2000)- Biomecânica Básica. 3ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
Hamill, J. ; Krutzen, K.M. (1999) - Bases Biomecânicas do Movimento Humano. São Paulo:
Editora Manole.
Jodar, X.A., (1993). Eficacia y técnica deportiva. Análisis del movimiento humano. INDE Publicaciones. Barcelona.
Nordin, M., & Frankel V.H. (2004) - Biomecânica básica del sistema musculo esqulético, 3 Ed. McGraw-hill.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Conteúdos programáticos abordados, com abertura à participação e esclarecimento de dúvidas. Incentivada a participação ativa dos alunos nas aulas mediante a apresentação de problemas para aplicação dos conhecimentos, sendo exigido a presença, mínima de 75% das aulas.
2. Avaliação dos conhecimentos através de teste (50%), sendo exigido nota mínima de 9,5 valores, podendo ir à avaliação de recurso.
3. Compreensão da aplicabilidade dos conteúdos programáticos em contexto da proteção civil, mediante a realização de trabalhos teórico-práticos que deverão ser apresentados em relatório (20%).
4. Promove-se o espírito crítico e análise reflexiva através de pesquisas e leituras suplementares sobre os conteúdos programáticos, aplicando-os num trabalho de grupo com aplicação prática (30%). Desenvolvidas competências de pesquisa, organização do conhecimento, interpretação de dados, cooperação entre colegas, comunicação e fundamentação escrita e oral.