Disciplina: Estágio
Área Científica:
Trabalho Social e Orientação
HORAS CONTACTO:
780 Horas
NÚMERO DE ECTS:
30 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Consolidar e aplicar conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso;
2 - Treinar a comunicação profissional na prestação de serviços aos clientes e à comunidade e na inter-relação profissional;
3 - Avaliar necessidades da Pessoa Idosa relativas aos comportamentos de autocuidado para um envelhecimento bem-sucedido;
4 - Conceber, planear e implementar ações e planos de intervenção para promoção dos processos adaptativos e de envelhecimento ativo e bem-sucedido, do bem-estar e da qualidade de vida da pessoa idosa, no âmbito da sua competência e sob supervisão técnica;
5 - Colaborar em ações, projetos ou programas de intervenção para otimização do desenvolvimento da pessoa idosa e do envelhecimento bem-sucedido;
6 - Documentar as atividades, avaliar resultados e propor sugestões de melhoria.
Conteúdos / Programa:
1 - Integração em equipa multidisciplinar e desenvolvimento de capacidades de relacionamento profissional com os clientes e outros profissionais.
2 - Conceção, planeamento e implementação, sob supervisão técnica e de forma integrada na equipe multidisciplinar, de ações e planos de intervenção para promoção dos processos adaptativos e de envelhecimento ativo e bem-sucedido, do bem-estar e da qualidade de vida da pessoa idosa.
3 - Participação, em cooperação, em ações, projetos ou programas de otimização do desenvolvimento da pessoa idosa e do envelhecimento bem-sucedido.
4 - Documentação das atividades, avaliação resultados e proposta de sugestões de melhoria.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Vários , Bibliografia recomendada nas diversas unidades curriculares do curso e adequada aos contextos de trabalho, ao projeto individual de estágio e às atividades a desenvolver ,
de acordo com os orientadores , A redefinir caso a caso pelo orientador da Instituição de acolhimento e pelo docente orientador da UMa ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Avaliação segundo modelo C do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa. Na classificação final do estágio (formação em contexto de trabalho) são ponderados: o desempenho do(a) estudante durante o estágio, considerando o plano de formação previamente definido (50%) e a realização de um relatório final (50%). Classificação final: média ponderada das classificações obtidas pela avaliação do desempenho e pelo relatório. A aprovação implica que o(a) estudante participe em 80 % das atividades no estágio. Considera-se aprovado(a) na unidade curricular de estágio o(a) estudante que obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores em cada uma das componentes de avaliação. Não há recuperação da nota em época de recurso.