Disciplina: Elaboração de Projeto
Área Científica:
Gestão e Administração
HORAS CONTACTO:
42 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender a metodologia de projeto como estratégia de intervenção na identificação e resolução de problemas/necessidades.
2 - Desenvolver competências de metodologia de trabalho por projeto.
Conteúdos / Programa:
1 - Metodologia de Projeto
1.1 - Conceitos fundamentais de projeto
1.2 - Potencialidades e desafios da metodologia de projeto na promoção de sociedades integradoras da pessoa idosa
1.3 - Aplicabilidade do projeto enquanto metodologia de tomada de decisão e resolução de problemas/necessidades
1.4 - Critérios e fatores de sucesso dos projetos
1.5 - Fases metodológicas do Projeto
1.5.1 - Escolha do tema
1.5.2 - Problemas Parcelares
1.5.3 - Planeamento
1.5.4 - Trabalho de Campo
1.5.5 - Ponto da Situação
1.5.6 - Tratamento de Informação e Relatório
1.5.7 - Apresentação
1.5.8 - Balanço
Bibliografia / Fontes de Informação:
Baldé, R., Cassamá, N., Dabó, M. & Silva, L. , 2012 , Manual de gestão do Ciclo do projeto , UE. PAANE.
Capucha, L. , 2008 , Planeamento e Avaliação de Projetos , DGIDC
Castro, L. & Ricardo, M. , 2003 , Gerir o Trabalho de Projeto: Guia para a flexibilização e revisão curriculares. 7ª ed. , Texto Editora
Guedes, M., Lourenço, J., Filipe, A., Almeida, L. & Moreira, M. , 2007 , Bolonha. Ensino e aprendizagem por projeto , Centro Atlântico
Imperatori, E. & Giraldes, M. , 1993 , Metodologia do Planeamento da Saúde: manual para uso em serviços centrais, regionais. 3ª ed. , ENSP
Kerzner, H. , 2000 , Gestão de Projetos - As Melhores Práticas, 4ª ed. , Bookman
Loureiro, I. & Miranda, N. , 2016 , Promover a Saúde: Dos Fundamentos à Ação, 2.ª ed. , Edições Almedina
Many, E. & Guimarães, S. , 2006 , Como abordar?a metodologia de trabalho de projeto , Areal Editores
Pérez Serrano, G. , 2008 , Elaboração de Projetos sociais-casos práticos , Porto Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.