Disciplina: Atividade Física, Bem-Estar e Envelhecimento
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer os conceitos relacionados com a atividade física, o bem estar e o envelhecimento;
2 - Descrever as alterações nos principais sistemas fisiológicos decorrentes do envelhecimento;
3 - Descrever as relações entre a atividade física e o bem estar nas pessoas idosas;
4 - Conhecer as recomendações atuais da atividade física para pessoas idosas no que respeita à quantidade, intensidade e o tipo;
5 - Identificar os benefícios e os riscos da atividade física;
6 - Identificar os fatores contextuais que influenciam a adoção e manutenção de estilos de vida fisicamente ativos;
7 - Refletir sobre as estratégias mais adequadas para a promoção da atividade física e bem- estar considerando o contexto.
Conteúdos / Programa:
1 - Definição de conceitos relacionados com a atividade física, o bem-estar e o envelhecimento;
2 - Impacto do envelhecimento sobre os principais sistemas fisiológicos;
3 - Atividade física e bem-estar na pessoa idosa;
4 - Recomendações para a atividade física em pessoas idosas;
5 - Benefícios, eventos adversos e riscos da atividade física;
6 - Ambientes promotores da atividade física e do bem-estar em pessoas idosas;
7 - Estratégias de promoção da atividade física e bem-estar em contexto institucional e na comunidade.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.