Disciplina: Diversidade Cultural e Integração Social

Área Científica:

Sociologia e Outros Estudos

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender conceitos relacionados com cultura e identidade cultural.
2 - Identificar fatores promotores do bem-estar social e cultural.
3 - Desenvolver sensibilidade para o reconhecimento das caraterísticas da pessoa idosa e da importância da cultura para o bem-estar e qualidade de vida.
4 - Conhecer estratégias de intervenção para a promoção do bem estar sociocultural da pessoa idosa.
5 - Planear atividades promotoras da participação e inserção sociocultural da pessoa idosa na comunidade.

Conteúdos / Programa:

1 - Cultura, identidade, diversidade e bem-estar cultural ? Conceitualização.
2 - Cultura e Património Cultural.
3 - Atividades culturais e inclusão sociocultural da pessoa idosa.
4 - Estratégias de promoção da inclusão sociocultural e do bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Wilson, A. , 2012 , Saúde, Doença e Diversidade cultural. , Lisboa: Instituto Piaget
Padilla, R. , 2012 , Cultural diversity of aging population , Atlanta: Elsevier
Carvalho, C., Dorneles, C. & Rebellato, C. , 2019 , Acesssibilidade cultural e envelhecimento. XV Encontro de Estudos multidisciplinares em Cultura , ENECULT
Antunes, M. C. , 2015 , Educação e envelhecimento bem sucedido: a realidade portuguesa. Chaves, Intervenção , s/ed.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.