Disciplina: Técnicas de Expressão de Português

Área Científica:

Língua e Literatura Materna

HORAS CONTACTO:

42 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender as estruturas linguísticas, visando o uso correto da língua Portuguesa, com um enfoque nas competências da oralidade, da escrita e da leitura;
2 - Conhecer de forma abrangente a oralidade, a leitura e a escrita em português, permitindo a elaboração de textos, a compreensão na leitura e a comunicação interpessoal eficaz;
3 - Treinar a expressão escrita em português e aperfeiçoar as técnicas de expressão oral, adequando as competências linguístico-comunicativas ou discursivas às necessidades do perfil técnico.

Conteúdos / Programa:

1 - Generalidades.
1.1 - Linguagem, língua e discurso.
1.2 - Língua instrumento de interação e comunicação.
1.3 - Expressão (individual) vs comunicação(social).
1.4 - Expressão verbal e relação humana.
1.5 - Língua e sociedade.
2 - Modelos e técnicas textuais.
2.1 - Oralidade e escrita: as características dos textos orais e dos textos escritos.
2.2 - Finalidade do texto: a intervenção social.
2.3 - Expressão oral e expressão escrita.
2.4 - Projeto/relatório de atividades/currículo.
3 - Expressão escrita: ler e escrever.
3.1 - Características da escrita.
3.2 - Ortografia, acentuação e pontuação.
3.3 - Técnicas de expressão escrita.
3.4 - Frase simples e complexa.
3.5 - Coesão interfrásica: conetores ou articuladores do discurso.
3.6 - Da construção do parágrafo à estrutura do texto.
4 - Expressão oral: ouvir e falar.
4.1 - Características da oralidade.
4.2 - Técnicas de expressão oral.
4.3 - A exposição oral e a sua preparação.
4.4 - Tipos de exposição oral: depoimento, palestra, seminário, workshop, conferência, debate, entrevista.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bergstrom, M. & Reis, N. , 1996 , Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa , Lisboa: Editorial Notícias
Brito, M. , 2010 , Gramática: Historia, Teorias e Aplicações , Fundação Universidade do Porto - Faculdade de Letras.
Cunha, C. & Cintra, L. , 1984 , Nova Gramática do Português Contemporâneo , Lisboa: Edições J. Sá da Costa
Gomes, F. A. , 2008 , O Acordo Ortográfico , Porto: Porto Editora
Machado, J. P. , 1994 , Estrangeirismos na Língua Portuguesa , Lisboa: Editorial Notícias
Pinto Correia, D. & Estrela, E. , 1999 , Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social , Lisboa: Editorial Notícias
Rodrigues Lapa, M. , 1999 , Estilística da Língua Portuguesa, , Coimbra: Coimbra Editora
Sardinha, L. & Nunes, C. , 1999 , Vocabulário, Regime Preposicional de Verbos , Lisboa: Didática Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.