Disciplina: Gestão de Animação Turística

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - No fim da Unidade Curricular, o aluno deve ser capaz de:
1 - Desenvolver diversos produtos de animação turística como componente de uma oferta turística segmentada, identificando os agentes intervenientes e distinguir as diversas modalidades;
2 - Relacionar os diferentes segmentos da oferta turística com os conceitos de animação e atracão turística;
3 - Utilizar as ferramentas digitais como processo de captação e divulgação dos produtos de animação turística.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceitos Básicos de Animação turística;
2 - A Gestão Estratégica da Animação turística: Modalidades, Agentes, finalidades e motivações;
3 - A Gestão Operacional da Animação turística: O animador, os empreendimentos e atrações turísticas;
4 - Projeto de Animação Turística: Planear, Avaliar, Executar e Controlar um projeto de animação turística.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, P., & Araújo, S. , 2017 , Introdução à Gestão de Animação Turística, 2.ª ed. , Lisboa: Lidel.
Kastenholz, E. et al. , 2014 , Reinventar o turismo rural em Portugal ? Cocriação de experiências turísticas sustentáveis , Aveiro: UA Editora
Luo, J.M., & Lam, C. F. , 2018 , Entertainment Tourism , New York: Routledge
Pereira, O.; Gonçalves, P. & Dias, F. , 2012 , Manual de Animação Turística e Cultural , Lisboa: Editora media XXI
Peres, A.N. & Lopes, M.S. , 2008 , Animação Turística , Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.