Disciplina: Gestão de Alojamento II - Recepção e Reservas
Área Científica:
Hotelaria e Restauração
HORAS CONTACTO:
60 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Adquirir aptidões e competências na gestão dos serviços nas áreas de recepção, nas diferentes fases de estadia do cliente.
2 - Adquirir conhecimentos de como gerir as reservas/tarifários.
3 - Obter capacidade técnica na análise de diferentes relatórios, previsões e tratamento de informação. Compreender os processos de organização de equipas.
Conteúdos / Programa:
1 - Procedimentos/SOP de reservas
2 - Aplicação de diferentes tarifas
2.1 - Negociação de tarifas
3 - Receção de clientes e acompanhamento na estadia(SOP)
3.1 - Listas de Hóspedes
3.2 - Procedimentos de Black List
3.3 - Clientes VIPs
3.3.1 - Preferências de clientes
3.4 - Check-in e assuntos relacionados Early Check in/ Late Check out
3.5 - Chegada e registo
3.6 - Registo da situação de quartos
4 - Contabilidade do Cliente
4.1 - Lançamentos diários
4.2 - Preparação do diário de Receção
5 - Brigada/Equipa de trabalho
5.1 - Organização de equipa
5.2 - Horas e números
5.3 - Contratação
5.4 - Treino do pessoal
5.5 - Competências
5.6 - Avaliação do desempenho
6 - Análise da avaliação de satisfação do hóspede
6.1 - Questionário / Inquérito
Bibliografia / Fontes de Informação:
Sarmento, M. , Gestão pela qualidade total na indústria do alojamento turístico , Escolar Editora.
Dorado, J. A. , 2011 , Direccion de alojamientos turísticos , Editorial Sintesis
MacCannell, D. , 1999 , The Tourist: A New Theory of the Leisure Class , London: University of California Press. Sage
Cunha, L. & Abrantes, A. , 2013 , Introdução ao Turismo, 5.ª ed. , Lisboa: Lidel
Quintas, M. A. , 2006 , Organização e gestão hoteleira - Organização e gestão dos empreendimentos turísticos , Euro-Tom
Quintas, M. A. , 1988 , Tratado de Hotelaria , Instituto Nacional de Formação Turística
Paul, V. Paul & Jones, C. , 1990 , Manual de Operações de Alojamento na Hotelaria , EDIÇÕES CETOP
Abranja, N. A., Almeida, A. E. , 2020 , Gestão hoteleira : o produto, o serviço e as técnicas Mafalda Almeida , Lisboa: Lidel
Abranja N., Almeida, A. E., Almeida, M. , 2019 , Gestão do alojamento, recepção e housekeeping , Lisboa: Lidel
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Atendendo à natureza teórico-prática da UC, serão privilegiadas metodologias que fomentem a participação dinâmica e estimulem o espírito crítico e analítico dos alunos. Serão apresentados casos práticos e artigos científicos que possibilitem o enquadramento das temáticas abordadas, através do debate, da análise e da apresentação de conclusões apresentadas pelos alunos. Durante as aulas práticas serão desenvolvidas competências técnicas recorrendo-se a métodos expositivos e demonstrativos. Sempre que possível irão ser realizadas simulações de situações profissionais com recurso a software específico. Época Normal: Apresentações Orais - 10%; Trabalhos escritos - 40%; Testes escritos individuais - 50%. Época de Recurso: A nota final da disciplina incide na totalidade sobre a nota do exame de recurso que compreende 100% da matéria dada.