Disciplina: Noções de Contabilidade
Área Científica:
Contabilidade e Fiscalidade
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender e reconhecer a importância da informação para o processo de tomada de decisão, desenvolvendo as capacidades de estruturação de um sistema de controlo de gestão.
2 - Desenvolver os mecanismos de avaliação de desempenho e de acompanhamento dos indicadores de análise da evolução estratégica da empresa.
Conteúdos / Programa:
1 - A INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO: A Contabilidade Geral / A Contabilidade Analítica/A Gestão Orçamental.
2 - O CONTEXTO ORGANIZACIONAL DO PROCESSO ORÇAMENTAL: Os papeis desempenhados pelo orçamento na organização; Os aspetos comportamentais do processo orçamental; A construção do Orçamento Mestre - principais peças de informação; Abordagens alternativas ao sistema orçamental: Orçamento Flexíveis e Análise de Desvios; O apuramento e a investigação dos Desvios: A orçamentação de outras peças financeiras.
3 - OS PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA INTERNOS
4 - A ESTRATÉGIA E O CONTROLO DE GESTÃO/A AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE: Centros de Responsabilidade Sistemas de Custeio Estratégico Versus Sistemas de Custeio Tradicionais; Princípios de Responsabilidade e Controlo A utilização do ROI na avaliação de performance e o Lucro Residual; A avaliação da performance pelo Valor Económico Acrescentado (EVA); O conceito de cadeia de valor; O Sistema de Balanced Scorecard.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Jordan, H., Carvalho das Neves, J., Rodrigues, J. A. , 2015 , O controlo de gestão : ao serviço da estratégia e dos gestores, 10.ª ed. , Lisboa: Áreas Editora
Carvalho das Neves, J. , 2011 , Avaliação e gestão da performance estratégica da empresa, 2.ª ed , Alfragide : Texto
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Visa-se a a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. A avaliação será efetuada através de 2 frequências, com uma ponderação de 50% cada. Ambos os elementos podem ser recuperados em época de recurso através de um exame (100%).