Disciplina: Tendências em Hospitalidade

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A UC visa oferecer aos alunos uma visão geral das tendências que se avizinham para os próximos tempos. A UC visa, além de sensibilizar os alunos para as tendências em curso, treinar os alunos em ferramentas e técnicas de análise, de índole quantitativa e qualitativa, que permitam identificar antecipadamente tendências e alterações ao nível da procura, perfil predominante e produtos em "alta". No final da UC espera-se que os alunos sejam capazes de identificar os fatores subjacentes à natureza das alterações, em termos dos fatores económicos, socioculturais e ambientais, descrever as tendências atuais e futuras, sendo também capazes de projetar eventuais impactos ao nível comportamento dos consumidores e do modelo de negócio, oque implica uma atitude atenta à evolução do setor e experiencia na capacidade analítica e de identificação de implicações.

Conteúdos / Programa:

1 - Tendências correntes no setor da hospitalidade e turismo, em termos globais e nacionais, em termos dos fluxos geográficos, perfil dos consumidores e modelos de negócio, e atitudes de grupos de pressão e reporte nos média e novos produtos em ascensão nos mercados.
2 - Identificação dos fatores demográficos, políticos, demográficos, ambientais e societais em geral, determinantes das tendências inventariadas no ponto 1.
3 - Descrição de técnicas de análise de dados quantitativos e de análise qualitativa de texto (métodos quantitativos, análise de séries estatísticas e cálculos estatísticos simples, utilização de fontes abertas reputadas e interpretação dos dados e redação de sínteses de informação.
4 - Com base nos pontos anteriores, resolução de exercícios para efeitos de formulação e projeção (previsão) de tendências, no setor da hospitalidade, turismo, restauração e transportes, com base nas ferramentas descritas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

ANDREWS, H. , 2005 , Consumo de hospitalidade nas férias. , São Paulo: Manole
BARRETO, M. , 2004 , Relações entre visitantes e visitados: um retrospecto dos estudos sócio antropológicos. , Turismo Em Análise, São Paulo
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BOTTERILL, D. , 2005 , Método científico-social do conhecimento da hospitalidade. , São Paulo: Manole
BROTHERTON & WOODS , 2005 , Hospitalidade e administração da hospitalidade. , São Paulo: Manole
BUBER, M. , 1979 , Eu e Tu , São Paulo: Cortez & Moraes
CAILLÉ, A. , 2002 , Antropologia do dom , Petrópolis: Vozes
CHON, Kye-Sung (Kaye); SPARROWE, R. T. , 2003 , Hospitalidade: conceitos e aplicações , São Paulo: Thomson
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MORRISON , 2005 , Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado , São Paulo: Manole

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Recurso a métodos expositivo e interativo; realização de exercícios práticos em sala de aula, em grupo; pesquisas e considerações sobre estatísticas e de políticas e estratégias de hospitalidade ao nível local, regional e nacional. A avaliação basear-se-á em 2 testes escritos (30% cada) e em trabalhos práticos dando relevância ao trabalho contínuo dos alunos em sala de aula (40%). Apenas os testes escritos podem ser recuperados em época de recurso.