Disciplina: Psicologia Positiva e Bem-Estar
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
28 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer e compreender o paradigma epistemológico da Psicologia Positiva;
2 - Descrever e conhecer as caraterísticas dos principais modelos teóricos explicativos e conceitos associados desta corrente psicológica
3 - Conhecer e compreender aplicações da Psicologia Positiva, do bem-estar e construtos associados em diferentes áreas: educação, clínica, saúde, social e organizações
4 - Conhecer e aplicar metodologias e estratégias de investigação no âmbito da Psicologia Positiva e do Bem-Estar.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução à Psicologia Positiva
1.1. - Do humanismo à ciência do bem-estar
1.2. - Definição/definições subjacentes e conceitos associados
2. - Modelo(s) psicológico(s) de Bem-estar
2.1 - O Modelo PERMA
2.1.1 - Emoções Positivas
2.1.2. - Envolvimento
2.1.3. - Relações Positivas
2.1.4 - Significado/Propósito de Vida
2.1.5 - Realização
2.2 - Outro(s) modelo(s) teórico(s)
2.3. - Forças de Caráter e virtudes
3 - A multidisciplinaridade da Psicologia Positiva e do Bem-Estar (perspetiva neuropsicológica do bem-estar, saúde positiva, turismo positivo, etc.)
4 - Investigação em Psicologia Positiva
Bibliografia / Fontes de Informação:
Christopher, P., & Seligman, M. , 2004 , Character strengths and virtues: handbook and classification , Oxford University Press
Seligman, M. , 2013 , Flourish: a visionary new understanding of happiness and well-being. , Vintage Books
Snyder, C , 2021 , Oxford Handbook of Positive Psychology , Oxford University Press
Boniwell, I. , 2019 , Positive Psychology: Theory, Research and Applications. , Open University Press.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino irão incidir sobre o método expositivo, assim como interrogativo para a exposição e explicação das temáticas. Far-se-á igualmente uso do método demonstrativo e ativo, com atividades práticas dentro e fora do contexto de sala-de-aula, promovendo-se de igual forma o trabalho individual e em grupo. A avaliação terá em conta um trabalho de campo (50%) e uma apresentação/comunicação oral (50%).