Disciplina: Seminário de Orientação (LIT)

Área Científica:

Literatura

HORAS CONTACTO:

16 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprofundar os conceitos e as metodologias que enformam a atividade de investigação científica no âmbito do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de Mestre.
2 - Adquirir competências que possam ser aplicáveis à elaboração específica de projetos de investigação e de dissertações, mas também de trabalhos de projeto e de estágios com relatório.
3 - Saber executar, nos prazos estabelecidos, o plano de ação dos temas a investigar e a redação do projeto e da dissertação, assim como a conceção do trabalho de projeto e do plano de estágio e respetivo relatório, em consonância com os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos.
4 - Reforçar a formação em metodologias de pesquisa nas áreas da Literatura, da Cultura e da Tradução, através da participação ativa dos estudantes em atividades de investigação, com maior integração nos projetos dos centros de investigação a que pertencem os docentes.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição, enquadramento e reflexão sobre os pressupostos teóricos e metodológicos.
1.1 - Os métodos de investigação e as metodologias adequadas aos temas e aos objetivos da pesquisa, dos projetos e das atividades a desenvolver.
2 - Delimitação dos contextos, instrumentos e recursos.
2.1 - Estado da arte, projetos de investigação e atividades existentes relacionados com a temática em estudo, apreciação de modelos e a sua aplicabilidade no projeto de dissertação, no trabalho de projeto e no estágio com relatório.

Bibliografia / Fontes de Informação:

C. S. Baptista, M. J. Sousa , 2011 , Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios Segundo Bolonha , Pactor Editor
U. Eco , 2915 , Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas , Ed. Presença
n. a. , A bibliografia será construída pelo aluno e pelo docente e será adequada aos temas leccionados na UC ,
Vários , As indicações bibliográficas serão completadas no decorrer das aulas ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino consistirão na elaboração de uma análise crítica à componente metodológica de uma dissertação de mestrado, de um trabalho de projeto ou de um plano e relatório de estágio (50%) e no desenvolvimento de um projeto individual de dissertação de mestrado, de um trabalho de projeto ou de um plano de estágio (50%).