Disciplina: Literatura e Género
Área Científica:
Literatura e Cultura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender a problemática dos conceitos de cânone literário e género;
2 - Analisar um corpus de textos fundamentais sobre os feminismo(s) e as teorias de género.
3 - Ler e interpretar um corpus de textos literários de épocas e géneros diversos sob a perspectiva das teorias feministas e de análise de género.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução à problemática dos conceitos de cânone literário e de género;
2 - Textos fundamentais sobre feminismo(s) e género: Simone de Beauvoir, Luce Irigaray, Judith Butler.
3 - A análise e a expressão do género antes do género - a reflexão sobre as características de género nos textos antigos (Bíblia, Tragédia Clássica, Filosofia Clássica).
4 - Estudos Queer e estudos sobre masculinidade(s).
5 - O Género na Literatura - Análise de um corpus de textos literários sob a perspectiva das teorias feministas e de género.
Bibliografia / Fontes de Informação:
E. Badinter , 1997 , XY - A Identidade Masculina , Edições ASA
S. de Beauvoir , 1949 , Le Deuxième Sexe , Gallimard
G. Bock, A. Cova (dir.) , 2003 , Écrire l'Histoire des Femmes en Europe du Sud: XIX-XX Siècles , Celta Editora
P. Bourdieu , 1999 , A Dominação Masculina , Celta Editoras
J. Butler , 1990 , Gender trouble. Feminism and the Subversion of Identity , Routledge
A. I. Crespo et al. (orgs.) , 2008 , Variações sobre Sexo e Género , Livros Horizonte
G. Duby, M. Perrot , 1993 , História das Mulheres , Edições Afrontamento
A. Geczy, Adam, V. Karaminas, Vicky (eds.) , 2013 , Queer Style , Bloomsbury
I. C. Gil, M. C. Pimentel (orgs.) , 2010 , Simone de Beauvoir: Olhares sobre a Mulher e o Feminino , Vega
L. Irigaray , 1977 , Ce sexe qui n'en n'est pas un , Editions de Minuit
A. G. Macedo (org.) , 2002 , Género, Identidade e Desejo: Antologia Crítica do Feminismo Contemporâneo , Edições Cotovia
A. G. Macedo, A. L. Amaral (orgs.) , 2005 , Dicionário de Crítica Feminista , Afrontamento
M. I. Ramalho, A. L. Amaral , 1997 , Sobre a 'Escrita Feminina' , Oficina do CES 90, Centroo de Estudos Sociais
V. Woolf , 2007 , A Room of One's Own (1929). Um Quarto Só Para Si , Relógio d'Água
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas e os seminários combinam a componente teórica (em que se apresentam e discutem os princípios teóricos dos conteúdos programáticos) e a componente prática (em que o/a estudante aplica os conhecimentos e expõe as suas reflexões). As atividades em contexto de sala de aula deverão ser propícias à discussão conjunta e à partilha de ideias. Serão realizados dois trabalhos de investigação. Com este método de avaliação, pretende-se que os estudantes adquiram práticas de investigação e de escrita académicas e que, ao mesmo tempo, fomentem o gosto pela área dos Estudos de Género, sem descurar a sua aplicabilidade no contexto do Mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade. Avaliação: 50% trabalho científico (35% trabalho escrito + 15% apresentação oral) + 50% trabalho científico (35% trabalho escrito + 15% apresentação oral).