Disciplina: Literatura e Cultura: Estudos Intermédia
Área Científica:
Literatura e Cultura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Gerais: 1 Analisar materialidades não-digitais da literatura no campo dos estudos literários e culturais dos séculos XX e XXI; 2 Conhecer e analisar casos de materialidade eletrónica e gráfica da escrita.
2 - Específicos: 1 Compreender o conceito de remediação e o processo de convergência na contemporaneidade; 2 Aprofundar conhecimentos relativos aos conceitos de hipertexto e de hipermédia; 3 Descrever e questionar o conceito de intermedialidade.
Conteúdos / Programa:
1 - A diversidade de materialidades na cultura e na literatura contemporâneas.
2 - Os conceitos de hipertexto e de hipermédia: história e estado da arte na contemporaneidade (de Vannevar Bush e Theodor Nelson à atualidade);
2.1 - "texto hipertextual" vs. "hipertexto textual" (Eco, 2003).
2.2 - Os conceitos de 'remediação' (Bolter and Grusin, 2000) e de convergência (Landow, 2006);
2.3 - Novas ligações entre o olho e o ecrã (Hayles, 2002).
3 - A materialidade do artefacto literário, impresso e digita l (Hayles, 2002);
3.1 - A máquina literária (Calvino, 1984; Derrida, 2001);
3.2 - O hipertexto como tecnologia (Wardrip-Fruin e Mo nfort, 2003);
3.3 - Linearidade, visualidade e cinetismo: o computador como máq uina de projeção (Theodor Nelson, 1974; Bolter, 1991).
4 - Estudo de caso: o Arquivo Digital da PO.EX (https://po-ex.net); o Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego (https://ldod.uc.pt), o Projeto Estranhar Pessoa (http://www.pessoadigital.pt/), entre outros.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bolter, Jay David e Grusin, Richard , 2000 , Remediation: Understanding New Media, Cambridge, Massachusetts, MIT Press [1ª ed. 1999]. ,
Bolter, Jay David , 2001 , Writing Space Computers, Hipertext and the Remediation of Print, 2ª edição, Mahwah, New Jersey ? Londres, Lawrence Erlbaum Associates, Publishers 1ª edição: 1991, Writing Space ? The Computer, Hipertext, and the History of ,
Bolter, Jay David e Gromala, Diane , 2003 , Windows and Mirrors Interaction Design, Digital Art, and the Mith of Transparency, Cambridge, Massachusetts ? Londres, Inglaterra. ,
Delany, Paul e Landow, George P. , 1991 , Hypertext, Hypermedia and Literary Studies: The State of the Art?, in Delany, Paul e Landow, George P., eds. (1991) Hypermedia and Literary Studies, Cambridge, Massachusetts e Londres, Inglaterra, The MIT Pre ,
Drucker, Johanna e McGann, Jerome , 2001 , ?Images as the Text: Pictographs and Pictographic Logic?, disponível na www:
Eco, Umberto , 2003 , Vegetal and mineral memory: The future of books, in Al-Ahram Weekly, Issue No. 665, 20-26 November 2003; disponível na www:
Hayles, Katherine , 2002 , Writing machines, Cambridge e Lonfres. MIT Press. ,
Kahn, Paul , 1991 , Linking Together Books: Experiments in Adapting Published Material into Intermédia Documents?, in Delany, Paul e Landow, George P., eds. (1991) Hypermedia and Literary Studies, Cambridge, Massachusetts e Londres, Inglaterra, The M ,
Landow, George P. , 1999 , Hypertext as Collage-Writing, in Lunenfeld, Peter (ed.) The Digital Dialectic New Essays on New Media, Cambridge, Massachusetts e Londres, Inglaterra, The MIT Press, pp. 150-170. ,
Montfort, Nick, e Wardrip-Fruin, Noah, eds. , 2003 , The New Media Reader, Cambridge, Massachusetts, Londres ? Inglaterra, The MIT Press. ,
Ellestrõm Lars , 2010 , LinkMedia borders, multimodality and intermediality / ed. Lars Elleström, LinkNew York, LinkPalgrave Macmillan ,
Aarseth, Espen , 2006 , The Hypertext Revolution, in Pombo, Olga, Alexandre, António Franco e Guerreiro, António (eds.), , Edições Duarte Reis
Nelson, Theodor , 1974 , Computer Lib / Dream Machines , edição de autor
Nelson, Theodor Holm , 1993 , Literary Machines 93.1 , Sausalito, Mindful Press
Portela, Manuel , 2003 , Hipertexto como Metalivro , Ciberscópio (projecto online)
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Leitura crítica e análise da bibliografia teórica e teórico-prática; análise do corpus, textual e digital; reflexão, em contexto de sala de aula, a partir dos conceitos estudados, em articulação com a leitura e análise do corpus estudado na UC. Parâmetros gerais de avaliação: elaboração de dois ensaios a partir da leitura e análise da bibliografia de referência; saber redigir dois trabalhos de investigação (short e long paper, com, respetivamente 3 e 10 páginas A4 de extensão (excluindo bibliografia e anexos), dactilografadas a 1.5 espaços, letra 12, Times New Roman, com a ponderação respetiva de 50% e 50% da nota final no seminário.