Disciplina: Tendências da Literatura Contemporânea
Área Científica:
Literatura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Gerais:
1.1 - Desenvolver o conhecimento e compreensão adquiridos no 1.º ciclo, como base para a aplicação de ideias e projetos originais em contexto de pesquisa.
1.2 - Integrar conhecimentos e lidar com a complexidade, formular juízos a partir de informação.
1.3 - Conhecer as temáticas ligadas à matéria em estudo e formular uma posição crítica.
1.4 - Desenvolver capacidades de aprendizagem, de estudo e de investigação autónomas.
1.5 - Adquirir competências da comunicação escrita e oral académica.
2 - Específicos:
2.1 - Entender as diferentes perspetivas do comparatismo no estudo da literatura contemporânea e a importância da relação da literatura com os contextos histórico-sociais e artísticos.
2.2 - Identificar e caracterizar as questões ligadas à literatura contemporânea, as relações de continuidade e de repensamento das tradições anteriores.
2.3 - Refletir sobre as diversas propostas estéticas, literárias e culturais da modernidade.
2.4 - Articular temáticas, tendências e características principais da narrativa e a sua relação inter-literaturas.
Conteúdos / Programa:
1 - Literatura Contemporânea: a perspetiva comparatista.
2 - As tendências da narrativa como pontos de ligação do homem com o espaço/tempo.
2.1 - Narrativa da génese e da identidade: textos de convergência e de condensação e a procura da identidade.
2.2 - Narrativas de deslocação: migrações, desenraizamento/ enraizamento.
2.3 - Narrativas de Fragmentação: o racismo e a não aceitação; a violência; a desigualdade.
2.4 - Narrativas do "Não-Lugar": o regresso, os vestígios do passado-presente, lembranças, cinzas e paredes destruídas.
3 - Um mundo multicultural e transglobal.
3.1 - Lugares de reconciliação e de esperança - distopias ou utopias (riso, culpa, dor e (des)construção)
3.2 - A nova fábula: ritos de passagem, simbolismo e crítica
3.3 - Papel da literatura no panorama contemporâneo
Bibliografia / Fontes de Informação:
B. Anderson , 2013 , Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism , London, Verso
G. Bauman , 1999 , The Multicultural Riddle: Rethinking National, Ethnic and Religious Identities , London, Routledge
Z. Bernd (org.) , 2010 , Dicionário das Mobilidades Culturais: Percursos Americanos , Porto Alegre, Literalis
H. K. Bhabba (dir.) , 1990 , Nation and Narration , London, Routledge
L. Brandt (org.) , 2005 , Diversidade Cultural Globalização e Culturas Locais, Dimensões, Efeitos e Perspectivas , São Paulo, Pensarte
A. Dagnino , 2015 , Transcultural Writers and Novels in the Age of Global Mobility , West Lafayette, Purdue University Press
L. Hutcheon , 1989 , Uma Teoria da Paródia , Lisboa, Edições 70,
C. Lévi-Strauss , 2014 , Às Voltas Coa Diversidade Cultural. As Conferências de Claude Lévi-Strauss para a UNESCO , Lugo, Edicións da Curuxa
P. Ouellet , 2005 , L?Esprit Migrateur - Essai sur le Non-sens Commun , Montréal, VLB
E. Said , 1979 , Orientalism , New York, Vintage Books,
G. Steiner , 1990 , Extraterritorial - A Literatura e a Revolução da Linguagem , São Paulo, Companhia das Letras
C. Taylor , 1998 , Multiculturalismo: Examinando a Política do Reconhecimento, trad. de Marta Machado e revisão de Pedro Duarte , Instituto Piaget
T. Todorov , 2010 , O Medo dos Bárbaros , Petrópolis, Vozes,
P. White , 1995 , ?Geography, literature and migration? in Writing Across Worlds: Literature and Migration, ed. John Connell, Russell King, Paul White , London, Routledge,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Interpretação, reflexão e discussão de textos basilares na sala de aula. Estudo: leitura e estudo pessoal de obras gerais, monografias, artigos científicos e realização de outlines e resumos. Pesquisa (incluída pesquisa online) e formulação de bibliografias. Fórum de discussão: participação em discussão de grupo e em equipa de resolução de problemas e preparação e apresentação de conclusões; leitura de grupo e comentário de texto. Portfolio e trabalhos práticos, incluindo ensaio. Avaliação e assiduidade: A participação ativa, construtiva e criativa do estudante durante as aulas é elemento avaliado, assim como a competência de aplicação dos conceitos teóricos debatidos em aula e adquiridos através da leitura, interpretação, reflexão e discussão da bibliografia essencial (textos teóricos e literários) proposta durante as horas de contacto deve ser integrada no trabalho científico a redigir. Recensão crítica (30%); portfolio e participação (30%); ensaio (40%)