Disciplina: Debates Contemporâneos
Área Científica:
Cultura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Fornecer aos discentes conceitos e teorias que lhes permitam ter um conhecimento do mundo contemporâneo, na sua diversidade cultural, no seu questionamento identitário, na sua demanda de encontro com o Outro, nas suas realidades multidimensionais e transnacionais, nos renovados questionamentos e desafios da Atualidade.
2 - Saber analisar artefactos literários, ensaísticos e de multimédia, proporcionando o debate sobre as matérias do programa, numa visão inter e multidisciplinar.
3 - Desenvolver a sua visão crítica sobre uma sociedade pluricultural e sobre os desafios da globalidade e da mundialização.
4 - Entender a problematização da cultura da contemporaneidade, da decepção, do conflito, mas também da cultura da gramática do humano e do entendimento com o Mundo.
5 - Saber interpretar de processos culturais complexos e dinâmicos nas suas relações com a Sociedade
6 - Entender a cultura das Humanidades na sua ligação com outros saberes para um melhor entendimento dos desafios do contemporâneo.
Conteúdos / Programa:
1 - A)Teorias e Metodologias Para uma (in)definição das problemáticas culturais no debate da Contemporaneidade.
2 - A interseção dos Estudos Culturais e Literários - abordagens e metodologias inter e multidisciplinares.
3 - As culturas da (hiper)modernidade - dos horizontes de conflito à demanda e à interligação.
4 - B)Leituras e (Con)textos. Escritas multimodais - construções identitárias, pós-coloniais e cosmopolitas.
5 - Viagem e Utopia - processos de transformação e diálogos interculturais.
6 - O esgotamento da Europa e contra-utopia: relações sociais e lugares reflexivos
7 - Demanda e Gramática da Humanidade - sociedades diferenciadas em mundos multicêntricos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Michel Wieviorka , 2006 , Em que Mundo Viveremos? , São Paulo, Perspectiva
Michel Wieviorka , 2002 , A Diferença , Lisboa, Fenda
Gilles Lipovetsky , 2011 , Os Tempos Hipermodernos , Lisboa, Ed. 70
Gilles Lipovetsky , 2012 , A Sociedade de Deceção , Lisboa, Ed, 70
Byung-Chul Han , 2008 , A explusão do Outro , Lisboa, Relógio d'Água
Byung-Chul Han , 2014 , A Sociedade do Cansaço , Lisboa, Relógio d'Água
Gilles Lipovtsky e Hervé Juvin , 2011 , O Ocidente Mundializado. Controvérsia sobre a Cultura Planetária , Lisboa, Ed. 70
Zygmunt Bauman e Leonidas Donsky , 2016 , Cegueira Moral. A Perda da Sensibilidade na Modernidade Líquida , Lisboa, Relógio d'Água
Zygmunt Bauman , 2006 , Confiança e Medo na Cidade , Lisboa, Relógio d'Água
Lamberto Maffei , 2018 , Elogio da Lentidão , Lisboa, Ed. 70
Tolentino Mendonça , 2017 , O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas , Lisboa, Quetza
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quant Dec (0-10)
Metodologia de Avaliação:
Ao longo das aulas, procurar-se-á motivar os discentes para a reflexão e debate crítico sobre os itens do programa. Depois de uma exposição mais teórica, nomeadamente no que diz respeito ao primeiro ponto do programa, fomentar-se-á o diálogo através da leitura e análise de um corpus de forma a promover a aquisição, a compreensão e a prática de conhecimentos no âmbito das problemáticas do Contemporâneo, expostas nos objetivos elencados. Incentivar-se-á o aluno a fazer investigação para completar dados sobre as matérias tratadas. Sempre que se revele necessário, quer para explorar os dados debatidos, quer para a realização dos trabalhos dos discentes, indicar-se-á outras referências bibliográficas que não constam da bibliografia geral. Com o objectivo de aferir os conhecimentos adquiridos pelo discente, será feito um trabalho de investigação com apresentação de vários elementos ao longo do semestre: resumo e índice: 20%, exposição oral: 40% e entrega redidiga do trabalho : 40%