Disciplina: Internacionalização Empresarial

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender os conceitos teóricos e os instrumentos necessários à formulação, implementação e mudança de uma estratégia no mercado internacional;
2 - Compreender a importância da envolvente na formulação, implementação e mudança de estratégia;
3 - Compreender as diferentes abordagens na expansão internacional de negócios;
4 - Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos nesta área de estudo.

Conteúdos / Programa:

1 - Gestão estratégica na perspetiva da escola de recursos
2 - Globalização e negócios internacionais: a envolvente internacional
3 - Avaliação e seleção de mercados internacionais
4 - A estratégia dos negócios internacionais
5 - Teorias emergentes da Internacionalização
6 - Estratégias de entrada em negócios internacionais

Bibliografia / Fontes de Informação:

Daniels, John D., Radebaugh, Lee H. & Sullivan, Daniel, P. , 2018 , International Business: Environment and Operations , London: Pearson
Grant, Robert , 2019 , Contemporary Strategy Analysis , Chichester: Wiley
Lasserre, Philippe , 2017 , Global Strategic Management , Basingstoke: Palgrave Macmillan
vários , International Business Review ,
vários , Journal of International Business Studies ,
vários , Journal of World Business ,
vários , Journal of International Management ,
vários , International Marketing Review ,
vários , The Academy of Management Review ,
vários , Global Strategy Journal ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias adotadas têm por objetivo facilitar a aprendizagem e aquisição das competências por parte dos alunos. Compreendem metodologias de ensino-aprendizagem adotadas as que se seguem: Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas com análise e discussão de casos de estudo reais e artigos científicos relevantes; Ativas com realização de trabalhos de grupo (adotadas no contexto da avaliação periódica); Autoestudo A avaliação adotada na unidade curricular de internacionalização empresaria é periódica e combina dois instrumentos de avaliação: dois trabalhos de grupo(com um peso de 70% na nota final) e um teste individual (com um peso de 30% na nota final). Os trabalhos de grupo são compostos por uma análise crítica a um caso específico de internacionalização e a uma apreciação e enquadramento teórico de um artigo científico relevante. O teste individual é uma prova que visa avaliar a compreensão geral dos conteúdos lecionados.