Disciplina: Inovação e Empreendedorismo

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprofundar o conhecimento dos alunos ao nível da inovação e empreendedorismo através da: 1) apresentação, análise e discussão das diferentes definições sobre o fenómeno do empreendedorismo e da inovação;
2 - Compreensão da evolução do empreendedorismo e da inovação como áreas de investigação;
3 - Estudo das várias vertentes de investigação sobre o fenómeno do empreendedorismo e da inovação;
4 - Análise das questões práticas ao nível da gestão da inovação e
5 - Compreensão da ligação entre inovação e empreendedorismo.

Conteúdos / Programa:

1 - Inovação
1.1 - Como área de investigação
1.2 - Tipos de inovação
1.3 - Ciclo de vida da inovação
1.4 - Fontes de inovação
1.5 - Criação de novos produtos e serviços
2 - Empreendedorismo
2.1 - Como área de investigação
2.2 - O empreendedor
2.3 - O processo empreendedor
2.4 - O ecossistema empreendedor
2.5 - O empreendedorismo internacional
3 - Inovação e empreendedorismo

Bibliografia / Fontes de Informação:

Acs, Z. and Audretsch, D. , 2010 , Handbook of Entrepreneurship Research - An Interdisciplinary Survey and Introduction , Springer-Verlag: New York.
Bessant, J. and Tidd, J. , 2015 , Innovation and Entrepreneurship, , John Wiley & son Ltd: West Sussex.
Drucker, P. , 1985 , Innovation and Entrepreneurship. , Routledge: Abingdon.
Kirzner, I. , 1973 , Competition and Entrepreneurship , University of Chicago Press: Chicago.
Samson, D. & Gloet, M. , 2016 , Innovation and Entrepreneurship , Oxford University Press: Victoria.
Schumpeter, J. , 1942 , Capitalism, Socialism and Democracy , Allen & Unwin.
Shane, S. , 2003 , A General Theory of Entrepreneurship. , Edward Elgar Publishing Limited: Cheltenham
Tidd, J. & Bessant, J. , 2018 , Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change , Wiley: West Sussex.
several , Several scientific articles recommended by the professor ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em aulas teórico-práticas através: 1) da análise dos princípios teóricos do programa; 2) de aulas interativas, fomentadas pela intensa e valiosa participação dos alunos, onde serão discutidos os artigos científicos de referência na área do inovação e empreendedorismo, assim como, casos de estudo ao nível da gestão da inovação. A orientação tutorial servirá para o docente acompanhar os alunos na realização dos trabalhos da unidade curricular. A avaliação é composta por dois elementos: dois trabalhos (50% + 50%), ambos com nota mínima de 9,50 valores. Na época de recurso/especial ou de melhoria, os critérios de avaliação mantêm-se.