Disciplina: Gestão de SPAs e Ginásios

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - 1.Caraterizar o turismo de saúde e bem-estar e conhecer as suas potencialidades;
1.1 - O Turismo de Bem-estar geral, Bem-estar específico e o Turismo Médico;
2 - Compreender a relevância da Talassoterapia como produto de turismo de saúde e bem-estar;
3 - Entender a importância do Termalismo em Portugal;
4 - Definir os diferentes conceitos: SPAs, Ginásios, Centros de Wellness, entre outros;
5 - Desenvolver um plano de Gestão das operações em num SPA;
6 - Planificar a Gestão Financeira dos SPAs;
7 - Planear e programar atividades ligadas ao turismo de saúde e bem-estar

Conteúdos / Programa:

1 - O Turismo de Saúde e Bem-estar nas suas 3 vertentes
2 - A talassoterapia.
3 - As termas e caracterização da atividade termal
4 - Os diferentes tipos de ofertas no âmbito do Turismo, Saúde e Bem-Estar (TSBE)
5 - Enquadramento dos SPAs nas unidades hoteleiras
6 - Organização e gestão dos SPAs
6.1 - Caraterização e classificação dos SPAs
6.2 - Oportunidades de desenvolvimento dos SPAs
6.3 - Criação, Conceção e Abertura de SPA
6.4 - Estratégias de implementação física de um SPA
6.5 - Gestão de um SPA num hotel
6.6 - Gestão e controlo de qualidade em SPA
6.7 - Marketing e vendas

Bibliografia / Fontes de Informação:

D?Angelo, J. M. , 2010 , SPA Business Strategies ? A Plan for Success. 2.ª ed. , Milady Cengage Learning
Fernandes, J. V. & Fernandes, F. , 2011 , Turismo de Saúde e Bem-Estar no Mundo: Ética, Excelência, Segurança e Sustentabilidade , Senac
Fraenkel, S. & Lunius, R. F. , 2012 , La Gestion des SPAs. Collection Tourisme Compétences et Métiers , De Boeck Supérieur
Johnson, E. M. & Redman B. M. , 2008 , SPA: A Comprehensive Introduction , American Hotel & Lodging Educational Institute
Mourelle, L. & Freire, A. , 2010 , El Universo del SPA , S.A. VideoCinco
Rawlinson, S. & HEAP, T. (Eds) , 2017 , International Spa Management: Principles and Practice , Goodfellow Pub
Schmidgall, R. , 2005 , Uniform system of financial reporting for Spas , American Hotel & Lodging Educational Institute
Schmidgall, R., Korpi, J. & ISPA , 2011 , Financial Management for Spas , American Hotel & Lodging Educational Institute
Wallace, M. & Smith, M. , 2020 , The Spa Manager's Essential Guide , Goodfellow Pub

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Avaliação Contínua / Periódica: 1)Componente 1: Análise de um Case study: 40% da classificação final. Componente 2: Trabalho de Investigação escrito com apresentação ? 60% da classificação final. Nota mínima obrigatória de 9,50 valores em cada uma das componentes de avaliação. Em caso de suspensão do contacto presencial, por determinação superior, as componentes de avaliação serão realizadas no formato online. Avaliação por Exame: 2) Componente 1: Case study (40%) 3) Componente 2: Trabalho de Investigação escrito com apresentação (60%) Em caso de suspensão do contacto presencial, por determinação superior, as componentes de avaliação serão realizadas no formato online.