Disciplina: Marketing e Cultura
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O objetivo desta Unidade Curricular (UC) é dar a conhecer os principais conceitos de Marketing, com particular incidência no Marketing Cultural. Pretende-se que os alunos sejam capazes de desenvolver estratégias orientadas para o cliente; conceber e compreender a implementação dos programas de marketing, processos e atividades que identificam e respondem as interdependências do ambiente de marketing atual; compreender as teorias do comportamento de compra dos consumidores; conhecer os princípios chave da segmentação do mercado e saber como atingir os mercados-alvo; identificar o posicionamento dos bens nesses mercados; ser capaz de avaliar os elementos do Marketing Mix e perceber a influência e importância da Marca na gestão de marketing. Os alunos desenvolverão algumas das principais capacidades analíticas, de planeamento, e de implementação das ferramentas necessárias para solucionar com pertinência e eficácia problemas ligados ao conteúdo programático.
Conteúdos / Programa:
1 - O conceito de marketing e as organizações culturais
1.1 - Definição e evolução
1.2 - Marketing para as organizações culturais
2 - Análise do meio envolvente
2.1 - Análise do microambiente
2.2 - Análise macro ambiente
2.2.1 - Contexto económico e cultural.
3 - O comportamento de compra
3.1 - O modelo de comportamento do consumidor
3.2 - O processo de decisão de compra
4 - Estratégia e Mercado
4.1 - A Estratégia e o planeamento
4.2 - O Processo de segmentação
4.3 - O Mercado alvo
5 - O Marketing Mix para as organizações culturais
5.1 - Produto
5.2 - Preço
5.3 - Distribuição
5.4 - Comunicação
6 - Evolução e contextualização da Marca no Marketing (branding)
6.1 - Relevância das marcas (marcas como ativo)
6.2 - Cultura da marca (branding culture)
6.3 - Identidade da marca
6.4 - Interações da marca com a cultura
6.5 - Valor da marca para os consumidores
Bibliografia / Fontes de Informação:
Fisk; Grove; John , 2014 , Services Marketing, International Edition, 4th Edition , Cengage Learning
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2018 , Principles of Marketing, Global Edition, 17/E , Pearson Education
Preston, C. A , 2012 , .Event Marketing: How to Successfully Promote Events, Festivals, Conventions, and Expositions,2nd Edition. , John Wiley & Sons
Rentschler, R., & Hede, A , 2011 , Museum Marketing: Competing in the Global Marketplace. , Taylor & Francis Group;
Holt, D. , 2004 , How Brands Become Icons: Principles of Cultural Branding. , Harvard Business School PublishingCorporation.
Kerrigan, F.; Fraser, P. & Ozbilgin, M. , 2004 , Arts Marketing. , Taylor & Francis
Kolb, B , 2016 , Marketing Strategy for the Creative and Cultural Industries. , Taylor & Francis Group;
Kotler, P. & Armstrong, G., , 2015 , Principles of Marketing, Global Edition, 16/E , Pearson Education
O'Reilly, D. & Kerrigan, F , 2010 , Marketing the Arts. , Taylor & Francis.
Wilson, A.; Zeithaml, V.; Bitner, M.; Gremler, D. , 2012 , Services Marketing: Integrating CustomerFocus Across TheFirm, 2nd Edition. , McGraw-Hill Education (UK) Ltd.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os alunos são orientados e estimulados a relacionar os conteúdos programáticos abordados em aulas teóricas (onde se apresenta e discute os princípios teóricos do programa) e em aulas teóricas-praticas(nas quais se discute casos e problemas, onde os alunos terão a oportunidade de utilizar os conceitos,ideias e estratégias apresentadas na aula). A avaliação é composta por quatro elementos: dois testes escritos (35% + 15%) e dois trabalhos práticos individuais (35% + 15%), ambos com nota mínima de 8,00 valores.