Disciplina: Administração e Gestão Escolar
Área Científica:
Área Educacional Geral
HORAS CONTACTO:
38 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Problematizar a escola como uma organização complexa
- Analisar a escola sob diferentes perspetivas e metáforas
- Analisar as teorias de administração clássicas e modernas
- Refletir sobre a evolução dos modelos de administração as escolas em Portugal
- Compreender os conceitos recentes de liderança
- Contextualizar a liderança nas organizações escolares
- Compreender os efeitos da liderança eficaz na qualidade da escola
Conteúdos / Programa:
- A escola como uma organização complexa
- A escola vista sob diferentes metáforas
- Visão histórica das teorias das organizações
- As teorias clássicas
- As teorias modernas
- As teorias organizacionais e a escola
- A liderança nas organizações escolares
- A administração das escolas do 1º ciclo em Portugal
- O professor como gestor
- A Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE)
Bibliografia / Fontes de Informação:
Apple, M. (2000). Educação e o Poder. Porto Editora.
Barroso, J. (2005). Políticas educativas e organização escolar. Universidade Aberta.
Bento, A. (2010). Desafios à liderança em contexto de mudança. In A. Bento & A. Mendonça (Orgs.). Educação em tempo de mudança (2ª edição) (pp.31-57). ITC.
Costa, J. (1996). Imagens Organizacionais da Escola. Edições Asa.
Estêvão, C. (2002). Globalização, Metáforas Organizacionais e Mudança Educacional. Dilemas e Desafios. Edições ASA.
Formosinho, J. et al. (2000). Políticas Educativas e Autonomia das Escolas. Edições ASA.
Formosinho, J., & Machado, J. (2014). Autonomia e Gestão Escolar. Em M. d. Rodrigues (Ed.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vols. II - Conhecimento, Atores e Recursos, pp. 227-250). Almedina.
Formosinho, J., Fernandes, A., Ferreira, F. (2005). Administração da Educação: Lógicas Burocráticas e Lógicas de Mediação. Edições Asa.
Formosinho, J., Fernandes, A., Machado, J. & Ferreira, H. (2010). Autonomia da escola pública em Portugal.Fundação Manuel Leão.
Formosinho, J., Ferreira, F., Machado, J. (2000). Políticas educativas e autonomia das escolas. Edições Asa.
Fraga, N., et al.. (2008). Liderança Escolar: qualidade que se aprende e desenvolve. In Alice Mendonça e António V. Bento (Org.) Educação em Tempo de Mudança. Funchal: Grafimadeira, pp. 115-127.
Fraga, N. (2022). A Teoria da Administração Educacional na Universidade da Madeira. Alguns percursos caracterizadores da sua identidade disciplinar. In M. J. Cardona & M. J. Linhares (coord.), Investigar para intervir na administração educacional. (pp. 7-25) Instituto Politécnico de Santarém ? UI_IPS/ESE.
Goleman, D. (2016). O faz um líder? Em P. F. Drucker, & et al (Edits.), Liderança. HBR 10 Artigos Essenciais (pp. 9-34). Actual.
Leitão, A. (2014). Enquadramento Jurídico-Constitucional da Política Pública de Educação. Em M. d. Rodrigues (Ed.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vols. I - A Construção do Sistema Democrático de Ensino, pp. 91-108). Almedina.
Lima, L. (2011). Administração escolar: Estudos. Porto Editora.
Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa (7th ed.). Moraes Editores.
Sergiovanni, T. (2004). Novos caminhos para a liderança escolar. Edições Asa.
Silva, S., & Fraga, N. (2022). O regime de autonomia e administração das escolas: do plano das intenções declaradas ao plano das ações. O caso da Região Autónoma da Madeira. Revista Lusófona de Educação, 55(55), 109-125.
Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação compreenderá as seguintes partes:
- Realização de um trabalho de grupo (50% da classificação final). (Nota mínima ? 10 valores)
- i. Trabalho escrito a ser submetido por correio eletrónico em formato .DOC, com 7 a 8 páginas A4 (a um espaço e meio e em Times New Roman 12, margens normais de 3 cm à direita e à esquerda e 2,5 cm em cima e em baixo, excluindo capa, resumo, índice, referências, anexos e apêndices).
- O Artigo é obrigatoriamente acompanhado de:
- um resumo até 300 palavras, em português e de outro até 300 palavras em inglês;
- um conjunto de até 6 palavras-chave, em português e de outro conjunto de até 6 palavras-chave em inglês.
- O Artigo é obrigatoriamente acompanhado de:
- ii. As referências (bibliografia) e as citações deverão seguir as Normas APA. (Cf. http://www.apastyle.org/).
- iii. TEMÁTICA GERAL:
- Ponto de Partida: ?Capítulo 5: A ?escola? como categoria de investigação.?, do livro de Licínio C. Lima Administração Escolar: Estudos. pp. 147-163.
- OBS.: os estudantes deverão ir ao encontro de outras referências que enriqueçam as ideias apresentadas no capítulo a analisar.
- Ponto de Partida: ?Capítulo 5: A ?escola? como categoria de investigação.?, do livro de Licínio C. Lima Administração Escolar: Estudos. pp. 147-163.
- Serão atribuídos 50% da classificação final à apresentação de um trabalho de grupo em formato PowerPoint sobre uma das diferentes metáforas que caracterizam a escola, tendo por base a obra de Jorge Adelino Costa com o título ?Imagens Organizacionais da Escola?.
Os estudantes que não obtiverem a classificação final de 10 valores consideram-se reprovados na unidade curricular sendo-lhes dada a oportunidade de realizar um exame (época normal).